Prefeitura apóia projeto sobre descarte correto de medicamentos

Veja onde descartar remédios

Os paulistanos ganharam novas opções para a entrega de medicamentos que não utilizarão mais. A Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), está apoiando o Projeto "Descarte Correto de Medicamentos", em parceria com a Eurofarma e o Grupo Pão de Açúcar, que disponibiliza cinco postos de recebimento destes materiais.

A população poderá descartar medicamentos vencidos, embalagens cortantes, ampolas, agulhas, entre outros, em cinco lojas da rede Pão de Açúcar. Para isso, estão sendo disponibilizadas urnas coletoras, que são confeccionadas de maneira especial para garantir a segurança. O Limpurb ficará responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos. O programa também conta com o apoio e aprovação da COVISA (Coordenadoria de Vigilância em Saúde).

A Prefeitura de São Paulo já disponibiliza suas unidades de saúde, como as UBS´s (Unidades Básicas de Saúde), para o descarte de medicamentos e outros resíduos de saúde. Os medicamentos devem ser descartados em sua embalagem original, enquanto as seringas e agulhas precisam ser colocadas em um recipiente rígido para evitar o risco de acidentes. As caixas que não mantém contato direto com os remédios, assim como as bulas, são entregues posteriormente para a reciclagem.

Para onde vão os resíduos de saúde?
Os resíduos de saúde são classificados em grupos diversos, aos quais cada um recebe uma destinação diferente. Materiais como algodão, gaze e outras bandagens, e também os objetos perfurocortantes, como seringas e agulhas, são levados a uma Usina de Tratamento, onde recebem descontaminação e posteriormente são encaminhados para aterros. Já os medicamentos vencidos e produtos químicos são incinerados em usinas preparadas ambientalmente.
Lojas

Lojas
O descarte pode ser feito em três lojas Extra e duas lojas do Pão de Açúcar. Veja abaixo a relação:

 Fonte: Secretaria Municipal de Serviços