Saúde realiza Semana de Intensificação de Controle da Dengue

Agentes de zoonoses desenvolvem trabalhos de casa a casa

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com as subprefeituras, realiza na capital, até a sexta-feira (26/11), a Semana de Intensificação de Controle da Dengue. A Semana prevê diversas ações de prevenção e orientação junto à população, com objetivo de prevenir a infestação pelo mosquito Aedes aegypti.

Os agentes de zoonoses desenvolverão atividades de casa a casa, vistoria em pontos estratégicos (borracharia, ferro velho) e imóveis especiais, além de ações educativas com distribuição de material informativo em escolas, igrejas, comércio local, unidades de saúde. Também serão realizadas atividades lúdicas nas comunidades e a operação catabagulho, em conjunto com subprefeituras.

As atividades de intensificação foram baseadas na Avaliação de Densidade Larvária (ADL)*, relativo ao mês de outubro deste ano. Em São Paulo, conforme revela essa recente avaliação, os principais recipientes (criadouros) positivos para larva de Aedes aegypti identificados são:

1º - Pratos de plantas
2º - Outros
3º - Caixas d'água
4º - Vasos de plantas

Diante desse quadro, a realização da Semana de Intensificação de Controle da Dengue vem reforçar junto à população alertas sobre a importância de se manter os hábitos de eliminar os criadouros, reafirmando que a parceria entre população e poder público é fundamental no controle da doença. Com isso, todas as regiões da cidade estarão preparadas para o verão, antes dos paulistanos se deslocarem para férias e feriados de final de ano.

*ADL é um trabalho de identificação de criadouros com larvas do mosquito da dengue, realizado nos meses de fevereiro, julho e outubro.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde