Programa Identidade Verde atinge 31 subprefeituras com 12 mil árvores mapeadas

Vila Maria/Vila Guilherme já aderiu ao programa

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras inicia nesta quinta-feira (15), a última fase de implantação do Programa Identidade Verde. Com o início do mapeamento das árvores das subprefeituras Ipiranga e Parelheiros, as duas últimas a implantarem o programa, a pasta atinge a meta de ampliar a iniciativa para as 31 subprefeituras ainda em 2010.

A pasta também concluiu o balanço geral de árvores mapeadas na cidade. Já são 12 mil exemplares que estão sendo acompanhados em todas as regiões da capital, no maior e mais amplo mapeamento de áreas verdes já realizado no país.

A iniciativa está promovendo um minucioso diagnóstico das árvores de São Paulo, a partir do qual cada subprefeitura executará as intervenções necessárias, que podem variar desde uma simples poda ou reforma de um canteiro até a remoção ou transplante de uma árvore. O primeiro passo é o cadastramento e diagnóstico das árvores, partindo em seguida para o plano de manejo. Os dados coletados nas ruas são inseridos no Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas (Sisgau), e os agrônomos da prefeitura passam a acompanhar o desenvolvimento de cada exemplar, em uma ação preventiva contra acidentes.

Vila Maria/Vila Guilherme

Em julho, na Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme também foi implantado o programa Identidade Verde. Em uma etapa inicial, foram cadastradas as árvores da Rua Maria Cândida, na Vila Guilherme. Em seis dias de trabalho, foi constatada a existência de 85 árvores no local e cada uma delas teve suas características cuidadosamente estudadas.

A intenção é expandir essa análise para outras vias importantes da Vila Maria, da Vila Guilherme e da Vila Medeiros, para que se possa ter uma noção mais aprofundada do estado das áreas verdes da região.

Texto: Secretaria de Coordenação das Subprefeituras/ Assessoria de Imprensa da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme