Projeto Piloto da Central de Libras chega a 56 pontos de atendimento

Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme e Biblioteca Álvares de Azevedo estão entre esses pontos

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED cumpriu mais uma etapa do Projeto Piloto da Central de Libras, Intérpretes e Guias Intérpretes – CELIG. Ao longo do ano de 2010 foram instalados 56 pontos que incluem todas as 31 subprefeituras, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD, Escolas Municipais de Educação Especial - EMEEs, Bibliotecas Municipais, entre outros.

A Central conta com intérprete de libras que facilita o contato entre o munícipe surdo ou com deficiência auditiva presente no local e o atendente do órgão público, e também pode transmitir as informações disponíveis pelo serviço 156. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00. A SMPED percorreu todas as regiões da cidade instalando webcans, configurando o sistema e transmitindo as orientações para os funcionários responsáveis pelo atendimento no local.

Ainda deverão ser realizados alguns ajustes técnicos devido ao congestionamento de rede disponível nesses locais. A conexão da Central de Libras é feita via intranet. Ou seja, por uma rede interna na Prefeitura que faz a conexão (link) com os pontos de atendimento. No futuro, será possível agendar um guia-intérprete para acompanhar surdocegos em órgãos públicos municipais. Nessa fase ainda não é possível acessar o serviço via internet.

Em nossa região, é possível utilizar o sistema pelos seguintes órgãos municipais:

Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme
Rua General Mendes, 111 – Vila Maria Alta

Biblioteca Álvares de Azevedo
Praça Joaquim José da Nova, s/nº - Vila Maria Alta

Fonte: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida