O que abre e o que fecha no Carnaval

Subprefeitura volta a funcionar dis 09, às 12h00

No período do Carnaval, o ponto será facultativo nos dias 7 e 8 de março e haverá meio expediente no dia 9 (as atividades serão retomadas a partir das 12h) por decreto do prefeito Gilberto Kassab publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Os serviços públicos municipais obedecerão ao esquema de funcionamento abaixo. 

Saúde 

Funcionarão os hospitais (24 horas), prontos-socorros (24 horas), Atendimento Médico Ambulatorial (AMA 24 horas) e Atendimento Médico Ambulatorial (AMA), este último de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. 

O atendimento será interrompido durante o Carnaval nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas AMAs Especialidades. Essas unidades permanecerão fechadas no sábado, domingo, segunda e terça-feira, reabrindo para atendimento na quarta-feira, às 12h. 

Transportes

O Sistema de Transporte Coletivo Urbano operará no sábado e na segunda-feira com 70% da frota. No domingo e na terça-feira com 50%. Já na quarta-feira, o sistema voltará a operar normalmente com 100% da frota. 

Abastecimento 

Os mercados municipais e os sacolões funcionarão normalmente nos dias 5 e 6 (sábado e domingo), nos horários habituais. As feiras livres também atenderão nos horários e locais habituais, com a exceção de segunda-feira, quando não são realizadas. Para ver a lista completa, acessar o site da Coordenação das Subprefeituras. 

O mercado de Guaianases não funcionará nos dias 7 e 8; o do Ipiranga fechará no dia 7, mas abrirá no dia 8, até as 13h. 

O mercado da Penha estará fechado no dia 7, mas abrirá no dia 8, até as 13h. Os mercados Central Leste, Kinjo Yamato, Lapa, Paulistano, Pinheiros, Santo Amaro, São Miguel, Tucuruvi e Teotônio Vilela funcionarão no dia 7 e estarão fechados no dia 8. O mercado de Pirituba abrirá normalmente no dia 7 e atenderá no dia 8 até as 14h; e os de Sapopemba e Vila Formosa abrirão normalmente no dia 7 e funcionarão no dia 8 até as 13h.

 Os sacolões Avanhandava, Brigadeiro, Estrada do Sabão, Jaguaré, Jaraguá, Lapa, Piraporinha, Rio Pequeno, Santo Amaro e São Miguel não funcionarão no dia 8. Atenderão normalmente No dia 8 os sacolões Bela Vista, Butantã, Cohab Adventista, Cidade Tiradentes, João Moura e Freguesia do Ó. 

Assistência Social 

Nos dias 5, 6, 7 e 8 funcionarão apenas os serviços de emergência e acolhida, que atendem 24 horas, ininterruptamente: Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida (antigos albergues). Os demais serviços só voltarão a atender na quarta-feira (9), a partir das 12h.

Cultura 

Abrirão apenas nos dias 5 e 6: Capela do Morumbi, Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Centro Cultural São Paulo, com exceção da biblioteca, Galeria Olido, Monumento à Independência (Capela Imperial), Museu do Theatro Municipal, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, teatros Artur Azevedo, Cacilda Becker, Décio de Almeida Prado, João Caetano, Paulo Eiró e Zanoni Ferrite. Nos dias 7 e 8, esses equipamentos permanecerão fechados, reabrindo às 12h do dia 9. 

A Biblioteca Pública Circulante (Mário de Andrade) funcionará apenas até o dia 5, das 10h às 17h, para reabrir após o Carnaval. 

Educação 

Nos dias 7 e 8 de março não haverá aulas. Na quarta-feira, dia 9, as aulas terão início às 12h, em todas as escolas da Rede (CEIs, EMEIs e EMEFs). Os CEUs abrirão durante todo o feriado para atividades culturais e esportivas. Não haverá atividades nos Telecentros que retornam na quarta-feira, às 12h. 

Esportes 

Os Clubes da Cidade abrirão para atividades de esporte e recreação todos os dias, com exceção de segunda-feira.

Subprefeituras 

As Praças de Atendimento voltarão às atividades normais no dia 9, a partir das 12h. 

Trabalho

 No dia 5, as instalações dos Centros de Apoio ao Trabalho (CAT) atenderão normalmente, das 7h às 13h e depois retornam às atividades na quarta-feira às 12 horas. Já a rede do banco de microcrédito São Paulo Confia encerra as atividades na sexta-feira e retorna na quarta-feira, após as 12 horas. 

Verde e Meio Ambiente 

Todos os parques municipais abrirão nos horários habituais, com exceção do Jardim da Luz, que fica fechado às segundas-feiras. 

Fonte: Secretaria de Comunicação