O verão acabou, mas o combate à dengue continua

Quando surge um caso de suspeita de dengue em UBSs, agentes da COVISA são encaminhadas para a residência do enfermo para localizar possíveis fotos do mosquito

A Supervisão de Vigilância em Saúde Vila Maria/Vila Guilherme (SUVIS) está realizando um importante trabalho em toda a região: o combate à dengue. Desta vez, além das visitas preventivas para verificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, os agentes da SUVIS também trabalham em parceria com as Unidades Básicas de Saúde.

Quando há um caso de dengue confirmado na região, a UBS que atendeu o paciente contata SUVIS e uma equipe logo é destacada para vistoriar a residência do infectado e localizar focos do mosquito, visitando inclusive casas vizinhas se necessário. Foi o que aconteceu com as agentes Ana Lúcia Carr e Bartira Barreto, ligadas à Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), que visitaram uma moradora do Jardim Guancã que estava com suspeita de dengue. Durante a visita, as agentes descobriram possíveis fotos do mosquito em vasos com água. “Nós vamos coletar essas amostras para comprovar que a larva é mesmo do Aedes aegypti. Caso confirmado, será feita uma nebulização em toda a vizinhança para exterminar o mosquito”, explica Bartira.

Ana Lúcia faz questão de deixar claro que o mais importante é a prevenção. “As pessoas acham que nunca vai acontecer com elas, mas pode acontecer com qualquer um que deixe de tomar os cuidados básicos contra a dengue”, diz. Por isso, lembre-se de tampar as caixas d´água, colocar areia nos vasos de planta e não acumular água em pneus e outros reservatórios. E caso você apresente dor nos olhos, nas articulações, no corpo, manchas vermelhas na pele e febre, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Quem souber de algum local possivelmente tomado por larvas do mosquito, deve imediatamente fazer a denúncia pelo número 156 ou pelo site http://sac.prefeitura.sp.gov.br.