Campanha “Eu sou 12 por 8”

Objetivo da ação é identificar hipertensos, assistir e orientar a população paulistana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, entre os dias 25 a 29 de abril, a campanha “Eu sou 12 por 8”, em adesão à iniciativa do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Durante a semana, as unidades de saúde do município farão a aferição arterial da população e passarão orientações sobre prevenção e cuidados.

De acordo com os dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), do Ministério da Saúde, 1/4 da população adulta do município pode ser hipertensa. A hipertensão pode causar insuficiência renal e vascular, doenças isquêmicas do coração (infarto), entre outros males.

Na ação executada pela Pasta, estão envolvidos três mil profissionais diretamente ligados ao trabalho, em 593 equipamentos, distribuídos em: 436 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 116 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), 15 AMAs Especialidades e 26 Ambulatórios de Especialidades da cidade de São Paulo.
Qualquer pessoa pode procurar as unidades de saúde para realizar a aferição arterial e descobrir como anda sua pressão, mas o foco da campanha é incentivar o controle e orientar pessoas acima de 26 anos. Não é necessário agendar atendimento nas unidades.

Se, após a aferição de pressão for constatado algum problema, o cidadão receberá a assistência necessária. A rede dispõe de exames laboratoriais, radiológicos, consultas de especialidades, além das medicações necessárias.

Ações permanentes de controle

Para garantir a evolução constante dos índices de saúde relacionados à hipertensão, a SMS oferece uma série de programas voltados aos hipertensos. O programa “Remédio em Casa”, por exemplo, está presente nas 436 UBS da cidade. Atualmente, são 200 mil pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados e que, ao manterem suas doenças sob controle e suas consultas médicas em dia, passam a receber suas medicações em casa, via correio.

Além disso, a Pasta disponibiliza gratuitamente, em suas 530 farmácias, 11 itens de medicamentos para hipertensão, o que equivale ao fornecimento de 53 milhões de comprimidos/mês.

Com ênfase em promover a saúde, a SMS oferece à população serviços da Medicina Tradicional Chinesa, práticas de atividades corporais e físicas, tais como Tai Chi Chuan, Lian Gong e caminhada, realizando mensalmente mais de mil grupos destas práticas na rede da Saúde.

"QUEM TEM BOM CORAÇÃO COMBATE A HIPERTENSÃO E PRIVILEGIA A SAÚDE"

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde