Oitenta belas histórias de amor

Casamento comunitário emociona espectadores no Parque Novo Mundo

Há seis anos Rosimeire de Oliveira, então com 42 anos, e Carlos da Silva, com 72 anos, começaram a namorar. Apesar de nunca ter se casado oficialmente, ele já havia vivido maritalmente com outra pessoa por 40 anos e tinha filhos desse antigo relacionamento. Ela, desquitada, também já tinha seus rebentos. Mesmo contra a vontade de parte da família, os dois seguiram adiante e a união se fortaleceu. No final do ano passado, quando foram ao casamento de um sobrinho, Rosimeire sagrou-se a mulher mais sortuda da noite após pegar o buquê lançado pela noiva. Estava traçado o destino. Algum tempo depois, após saírem de uma consulta médica em um grande hospital do Parque Novo Mundo, Carlos avistou uma faixa sugestiva “Casamento Comunitário. Inscreva-se”. Não deu outra. Carlos imediatamente pediu Rosimeire em matrimônio. “Pode escrever aí que ela pegou carona na minha aposentadoria”, divertia-se o noivo Carlos, momentos antes do tão esperado enlace.

Essa é uma das muitas histórias de amor que consagraram o dia 28 de maio de 2011, data escolhida para o casamento comunitário protagonizado por 80 casais na Praça Novo Mundo, no bairro de mesmo nome. O evento foi organizado pela Primeira Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme, autoridades locais e empresários da região. Todos os procedimentos legais e a cerimônia foram oferecidos gratuitamente para a população.

Outros apaixonados também se motivaram quando souberam da realização da festa. É o caso de David de Oliveira Silva, 20, que juntou toda a coragem que tinha para pedir a mão de Bruna Santos Andrade, 24. Vendo a noiva trajando elegantemente um vestido longo branco, David confessou: “Estamos juntos há cinco meses. Quando vi o anúncio do casamento, resolvi que nos casaríamos. E ela aceitou!”.

“Eu sou apaixonado por essa mulher”, repetiu Luiz Fernando Santana da Silva, 30, ao se referir à noiva Adeline Gomes Pereira Cavalcanti, 30, a futura “Sra. Santana da Silva”, conforme ele frisou. Juntos há 2 anos, os dois sempre tiveram vontade de oficializar a relação, mas nunca encontraram o momento adequado financeiramente. “Você está linda”, derreteu-se Luiz. “Você também”,devolveu Adeline. O noivo mais romântico da festa fez questão de deixar claro que nem mesmo o casamento mais badalado do ano, entre o príncipe da Inglaterra, William, e a plebeia, Kate Middleton, seria páreo para o seu. “Minha noiva é muito mais bonita e elegante até do que aquela princesa”, declarou.

Frutos de uniões já estáveis, muitas crianças assistiram de perto ao matrimônio de seus pais. Yvaine Cirilo Costa, 1 ano e 9 meses, olhava de longe o aceno dos pais, Maria Maieli Cirilo da Silva, 23, e Joelizio Costa, 46, juntos há 4. Do outro lado do salão especialmente montado para a ocasião, a pequena Cibele Rodrigues Obvioslo se recusava a sair de perto dos pais, Sérgio Obvioslo, 49, e Fernanda Mendonça, 29, juntos há 5.

Música e romantismo caminharam lado a lado no dia da festa. Para agradar os noivos e inspirar novos casos de amor, não faltaram diversas versões das emblemáticas canções de Roberto Carlos. O violinista Jessé Xavier Reis, 14, que toca o instrumento desde os 3 anos de idade, emocionou os presentes com “Amor Sem Limite”, parceria entre Roberto e Erasmo Carlos. Já o cantor Eder Rocky fez todos cantarem “Amor Perfeito”, composição de Michael Sulivan e Paulo Massadas, também sucesso na voz de Roberto Carlos. A cantora Cleidiane Ferreira e os músicos da Banda da Polícia Militar também foram algumas das atrações musicais da manhã.

Representantes de vários setores religiosos fizeram curtas preleções ecumênicas. O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Carlos Alberto Paulino, deixou claro que a aproximação com a sociedade é o que faz o trabalho da PM ser tão bem sucedido na região. “A Primeira Companhia do 5º Batalhão foi premiada recentemente pelo bom trabalho que faz. Há sete meses não há um único homicídio no Parque Novo Mundo. Esse evento de hoje é um resgate à sociedade, à coisa que a PM tem como princípio maior que é o contato com a comunidade”, explicou. Já o comandante da Primeira Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar, capitão Cássio Pereira Novaes, um dos idealizadores do evento, declarou o início oficial dos matrimônios.

Depois do tão esperado “sim” e de assinarem os papéis junto ao juiz de paz, os casais ainda puderam se deliciar com um bolo confeccionado especialmente para a celebração, além de receberem brindes e pequenos mimos. Com a iniciativa da Polícia Militar, o evento, já realizado em 2010 quando contou com a presença de 50 casais, deve acontecer novamente em 2012.

Confira as fotos abaixo: