Em ação conjunta, Subprefeituras trabalham para coibir o descarte ilegal de materiais inservíveis

Subprefeito de Aricanduva flagra despejo irregular em área da Vila Maria/Vila Guilherme; Após ser acionada, Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme encaminha infratores à Delegacia do Meio Ambiente

Nesta terça-feira (14), o subprefeito de Aricanduva, flagrou um caminhão descartando ilegalmente peças de madeira no trecho da Avenida Educador Paulo Freire sob jurisdição da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme. Acionado imediatamente, o subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme, dirigiu-se ao local para verificar a denúncia. Em seguida, a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar foram chamadas também.

O infrator foi encaminhado à Delegacia do Meio Ambiente, além de ser multado em R$ 12 mil e ter seu caminhão e apreendido. A equipe da Subprefeitura programará novas ações como essa para coibir o descarte ilegal de entulho na região. Em 2011, este é o terceiro caso de flagrante por despejo ilegal de materiais inservíveis. Os outros infratores foram penalizados da mesma maneira.

Opções de descarte

Para oferecer aos munícipes a possibilidade de dar um destino correto aos materiais inservíveis, a Prefeitura incentiva a utilização dos Ecopontos. Em nossa região, há o Ecoponto Vila Guilherme, onde cada cidadão pode descartar, diariamente, o volume de 1m3 resíduos, o que corresponde ao tamanho de uma caixa d´água. O Ecoponto também está autorizado a receber móveis velhos, pedaços de madeira, eletrodomésticos fora de uso e outros grandes objetos. Ele fica localizado na Rua José Bernardo Pinto, 1480 e funciona de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e, aos sábados e domingos, das 09h00 às 14h00. Para conferir o endereço dos demais Ecopontos na capital, clique aqui.

Além disso, as Subprefeituras também realizam aos sábados as chamadas Operações Cata-Bagulho, através das quais é possível descartar móveis velhos, eletrodomésticos, objetos sem utilidade, garrafas de plástico e vidro, papelão, colchões, pneus e outros (exceto entulho) O site da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras divulga semanalmente os locais onde a ação será desenvolvida.

Entulho

Vale lembrar que, a legislação estabelece que cada morador pode descartar 50 quilos de entulho por dia e que serão recolhidos pela coleta de lixo doméstico. Mas atenção: para isso é preciso que o material esteja devidamente ensacado e seguro.

Quem produz mais de 50 quilos de entulho por dia, como ocorre no caso de uma reforma ou de qualquer intervenção no ramo da construção civil, deve contratar uma empresa que forneça o serviço das caçambas. No entanto, é necessário checar antes se a prestadora de serviços é idônea e se está regularizada junto à Prefeitura. Caso não esteja, é bem possível que a empresa não faça a destinação ecologicamente correta do material descartado pelo munícipe. A Secretaria Municipal de Serviços disponibiliza a lista de empresas fornecedoras de caçambas. Basta clicar aqui e conferi-la.