Mais 158 zeladores já estão prontos para trabalharem em praças da capital

Outros 156 futuros profissionais entram em curso preparatório nesta semana; parte deles trabalhará na Vila Maria

No último final de semana, realizou-se a formatura de mais uma turma do Projeto Zeladoria de Praça da Prefeitura de São Paulo. Em atuação desde 2008, o projeto objetiva a manutenção das praças públicas e áreas verdes da cidade de São Paulo, bem como qualificar trabalhadores desempregados no ofício de jardineiro.

O Zeladoria de Praça, parceria entre a Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, SVMA – Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e subprefeituras, é focado em pessoas desempregadas com mais de 30 anos pertencentes a famílias de baixa renda, moradoras do entorno das praças e áreas verdes em que a ação acontece.

Os 158 alunos tiveram aulas ministradas por docentes com formação em engenharia agronômica e biologia, contratados pela Escola de Jardinagem da SVMA, em locais próximos às subprefeituras, durante os meses de fevereiro e março. Os aprovados serão direcionados para atividades práticas nas praças e áreas verdes da região em que residem e receberão auxílio mensal de R$ 572,25. Os zeladores poderão ficar em atividade durante 23 meses após o curso, e durante a permanência darão continuidade à capacitação na área de jardinagem e paisagismo.

Entre os dias 8 e 31 deste mês, mais 156 alunos entram em curso para atuarem nos bairros de Jabaquara, Santo Amaro, Butantã, Pinheiros, Vila Mariana, Penha, São Miguel, Sé e Vila Maria.

Fonte: Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, por Solange Borges