CET amplia a padronização de velocidade para vias da Zona Norte

Medida visa a uniformizar a velocidade máxima nas vias e proporcionar maior segurança aos usuários

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) uniformizou a regulamentação de velocidade em novas vias da Zona Norte em 60 km/h. Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos motoristas que circulam pelos 14,9 quilômetros destas vias.

As vias que tiveram a velocidade uniformizada na região de Vila Maria/Vila Guilherme são as seguintes:

• Avenida João Simão de Castro (entre a Praça Lourenço de Bellis e a Rua Agostinho Aragão);
• Praça Lourenço de Bellis;
• Avenida Jardim Japão (entre a Rua Tanque Velho e a Travessa Oswaldo Franca Júnior);
• Praça Novo Mundo;
• Rua Araritiguaba (entre a Rua Amambai e a Avenida Guilherme Cotching)
• Avenida Conceição (entre as ruas Maria Cândida e Soldado Alcebíades Bobadilha Cunha);
• Avenida Guilherme Cotching;

Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 40 km/h a velocidade nas praças Lourenço de Bellis e Novo Mundo, além de outros locais com maior movimentação de pedestres; e em 50 km/h nas faixas exclusivas de ônibus. Veículos autorizados a trafegar por estas faixas devem respeitar este limite. No restante, a velocidade regulamentada será mantida em 60 km/h.

Estão sendo implantadas 123 placas de regulamentação de velocidade e advertência para alertar os motoristas. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade, pois os veículos que desrespeitarem serão autuados.

Redução de acidentes

A segurança do trânsito depende de um maior controle da velocidade. Na maioria dos acidentes, a menor velocidade do veículo pode evitar ou abrandar sua gravidade. Diante desse fato, a CET vem desde o ano passado implantando o Programa de Padronização de Velocidade em diversas vias e corredores da cidade com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito em São Paulo.

Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.

Fonte: Departamento de Imprensa - CET