Confira o balanço de parte das comemorações pelos 55 anos da Biblioteca Álvares de Azevedo

Última atividade alusiva ao evento acontece nesta sexta-feira (30)

Em 07 de setembro, a Biblioteca Álvares de Azevedo, na Vila Maria, completou 55 anos de existência. Para comemorar essa importante data, todo o mês de setembro contou com uma programação repleta de atividades culturais para o público da região. Como parte da programação, foi realizada uma palestra com o tema “Mente sã, Corpo são”.

Além de ressaltar a importância de “dar uma pausa” em meio a este ritmo corrido dos dias atuais e se voltar para si mesmo, cuidando-se, buscando qualidade de vida, saúde e bem-estar, também foram realizados duas modalidades das práticas de yoga e um ciclo de meditação. “Nesta correria do dia-a-dia a mente não para e isso depreende energia, então é preciso diminuir o ritmo e buscar o equilíbrio”, explica Renilda Maria do Patrocínio, 43, assistente social do Centro de Convivência e Cooperativa do Parque Vila Guilherme/Trote (CECCO), responsável pela palestra. Juntamente com Maria Eloina França, 52, também assistente social do CECCO, Renilda explicou os benefícios científicos trazidos para a saúde com a ajuda de técnicas de relaxamento e percepção corporal.

Durante a exposição, os participantes puderam entender que a prática da yoga, por exemplo, busca a harmonia e o equilíbrio entre o bem-estar físico e mental, que podem ser conseguidas através de posições físicas específicas da modalidade, conhecida como “ásanas”. O exercício também traz benefícios à auto-estima, auto-confiança e superação. Ainda de acordo com Renilda e Maria Eloina, a meditação, em especial a modalidade correspondente ao “shamata” tem como objetivo focar a respiração e trazer equilíbrio e bem-estar ao praticante, além de acalmar e ajudar a pessoa a voltar sua atenção ao que está fazendo, aumentando o foco e a concentração.

Maria de Lourdes Correia Cardenoso, 74, que veio pela primeira vez à Biblioteca, conta que é muito importante ter um espaço como esse, oferecendo à comunidade diversas atividades lúdicas e culturais. “As pessoas deveriam tomar conhecimento e aproveitar essas oportunidades, pois a comunidade usa muito pouco. Deveriam usar mais”, opina. Outro ponto positivo abordado pelos participantes do evento é que a maior parte das atividades oferecidas pela biblioteca permite a interação do público. “Foi reconfortante e me proporcionou bem estar íntimo e paz interior”, conta Maria.

Nesta sexta-feira (30), às 20h00, acontece a última atividade alusiva aos 55 anos do equipamento, quando os participantes dos projetos vocacionais de música e teatro desenvolvidos pela biblioteca promovem um sarau vocacional. No mesmo dia, será exibida uma exposição que traz depoimentos, livros e fotos do espaço e do meio onde ele está inserido. Esta é uma forma de resgatar a história da biblioteca e atrair o público para o universo da literatura e das artes.
A Biblioteca Álvares de Azevedo fica na Praça Joaquim José da Nova, s/nº, na Vila Maria Alta.