Aprenda como fazer o descarte de medicamentos de forma correta e segura

Confira os locais que recebem os produtos

O descarte de medicamentos deve ser feito em locais adequados, evitando os riscos de contaminação do solo e da água. Para facilitar o descarte correto deste resíduo, a Prefeitura de São Paulo mantém parceria com a iniciativa privada para receber os medicamentos em 23 supermercados espalhados pela cidade, além de disponibilizar todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o recebimento.

Nos supermercados, os medicamentos podem ser depositados em urnas feitas especialmente para acondicionar de forma segura o resíduo. Já as UBS´s recebem o produto, identificam a categoria química e o acondicionam devidamente embalado e lacrado. Posteriormente os resíduos são coletados pelas concessionárias que prestam o serviço de coleta à Prefeitura de São Paulo e são levados para o tratamento adequado em veículos customizados.

Veja aqui os endereços de todas as Unidades Básicas de Saúde da capital.

Confira abaixo os supermercados que recebem os medicamentos:

Para onde vão os resíduos de saúde?

Os resíduos de saúde são classificados em grupos diversos, e cada um recebe uma destinação diferente. Materiais como algodão, gaze e outras bandagens, e também os objetos perfurocortantes, como seringas e agulhas, são levados a uma Usina de Tratamento, onde recebem descontaminação e posteriormente são encaminhados para aterros. Já os medicamentos vencidos e produtos químicos são incinerados em usinas preparadas ambientalmente.

Fonte: Departamento de Limpeza Urbana (LIMPURB)