Cia Triptal propõe reflexão com leitura encenada de “O Macaco Peludo”, de Eugene O´Neill na Biblioteca.

Leitura será prosseguida de debate sobre a obra do dramaturgo norte-americano.

Nos dias 9 e 10 de maio, a Cia Triptal, sob a direção de André Garolli realizará a leitura encenada do Texto “O Macaco Peludo”, do dramaturgo norte-americano Eugene O´Neill, na Biblioteca Álvares de Azevedo, às 19h30.

A leitura faz parte do projeto “Homens à Margem”, iniciado em 2011, que é parte dos estudos, iniciados em 2003, dos primeiros textos do dramaturgo, conhecido por retratar em suas peças o cotidiano dos navios da marinha, cenário este do qual o autor fez parte, quando mais jovem. As peças abordam questões sociais e permitem a exploração de temáticas como: a vontade de poder, a opressão das classes trabalhadoras e todas as conseqüências sociais e existenciais decorrentes.

A encenação conta a história de Yank, trabalhador com forte energia vital que sabe de sua importância na base de toda uma estrutura social. Quando é confrontado por um universo desconhecido, Yank descobre o valor social irrelevante de sua força de trabalho, mas não encontra amparo– nem mesmo nas instituições que pretendem representá-lo, tornando-se incapaz de reencontrar o seu lugar no mundo.

Entre personagens e alegorias que representam as classes sociais divergentes, a encenação questiona a alienação social, inquietando o público presente. Após o término, haverá um debate sobre a condição do marginalizado na sociedade atual.

A Cia., que já conta com 20 anos de existência e transitou entre comédia, drama, e espetáculo para o público infantil, dedicou boa parte de sua existência ao autor, e participou de importantes festivais, como o que rendeu homenagens a O’Neill, em Chicago (EUA), em 2009. O coletivo também recebeu 03 indicações ao Prêmio Shell, com “Rumo a Cardiff” tendo sido premiado como melhor espetáculo (2006). “Zona de Guerra” recebeu o prêmio APCA de melhor espetáculo (2006).

 

Serviço:

Leitura encenada de “O Macaco Peludo”
Data:
09 e 10 de maio
Horário: às 19h30.
Local: Biblioteca Álvares de Azevedo
Endereço: Praça Joaquim José da Nova, s/n, Vila Maria.
Grátis.