Calçadas e terrenos sujos: a Prefeitura está de olho

Denúncias podem ser feitas pelo 156

R$ 250 mil: esse é o valor aproximado das multas relacionadas a problemas em calçadas e limpeza de espaços particulares aplicadas pela equipe de fiscalização da Subprefeitura em 2012.

Vale lembrar que, com a nova legislação sobre calçadas, a penalidade é aplicada a partir da extensão total da calçada e não apenas do trecho problemático. Diferentemente do que ocorria no passado, não apenas os proprietários do imóvel serão passíveis de multa, mas quaisquer usuários (locatários) do local, seja ele comercial ou residencial. Os problemas com os passeios públicos da região respondem por mais de R$ 182 mil das multas aplicadas.

Já os terrenos particulares com falta de limpeza também têm causado bastante dor de cabeça aos moradores da nossa região. Acúmulo de lixo, água empoçada, insetos e até roedores fazem parte do cotidiano de quem é vizinho de um espaço que reúne essas condições. Para se ter uma idéia, só neste ano foram contabilizadas, aproximadamente, 125 reclamações feitas junto à Prefeitura sobre o tema, o que revela uma média de 25 pedidos ao dia. Para esses casos, quase R$ 70 mil em multas já foram aplicados.

Todos os cidadãos que desejarem fazer denúncias relacionadas ao passeio público, limpeza de terrenos particulares e outros assuntos podem e devem se manifestar pelo número 156, pelo portal sac.prefeitura.sp.gov.br ou em uma das Praças de Atendimento das 31 Subprefeituras (na região de Vila Maria/Vila Guilherme, o posto fica na Rua General Mendes, 111).