Coleta de materiais inservíveis é prioridade para a Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme

Serviço acontece diariamente

Além da coleta de lixo doméstico, a Prefeitura trabalha também para remover das ruas os materiais inservíveis descartados ilegalmente. Diariamente, uma equipe sai às ruas verificando quais são os pontos mais atingidos pelo descarte irregular. Junto a essas vistorias, somam-se àquelas formalizadas por moradores junto à Prefeitura – só nos últimos 98 dias, foram 850 pedidos registrados. A partir daí, é organizada uma programação de remoção de grandes objetos e de entulho.

Nesta terça-feira (29), essa ação vai percorrer quatro vias localizadas no distrito de Vila Medeiros: Rua Itamonte, Rua Benfica, Avenida Mendes da Rocha e Avenida Sanatório. Esses locais concentram boa parte das denúncias feitas no sistema da Prefeitura. Para tentar minimizar o problema, foi instalado neste ano o Ecoponto Vila Sabrina, também localizado no distrito da Vila Medeiros, à Avenida do Poeta, 931. O equipamento funciona de segunda a sábado, das 06h00 às 22h00, e aos domingos e feriados, das 06h00 às 18h00.

Além disso, a Subprefeitura faz ações de fiscalização para flagrar os infratores que descartam resíduos na via pública. Nessas operações, em 2011, três pessoas foram encaminhadas à Delegacia do Meio Ambiente e arcaram com multas no valor de R$ 12 mil (cada).

Desta forma, todo cidadão pode e deve entrar em contato com a Prefeitura, informando sobre os locais que precisam receber esse serviço. Para isso, é possível dispor de três canais: o telefone 156, o portal sac.prefeitura.sp.gov.br ou a Praça de Atendimento de uma das 31 Subprefeituras da capital (na Vila Maria, à Rua General Mendes, 111).