Terminadas as obras de acessibilidade na Praça Felippetti

Intervenções foram bastante reivindicadas por moradores

Terminarem nesta semana as obras de implantação de acessibilidade na Praça José Felippetti, na Vila Isolina Mazzei. O serviço, bastante solicitado pela comunidade, teve o acompanhamento da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SEMPED) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A SEMPED foi responsável por verificar todas as alterações necessárias para a instalação da acessibilidade, de acordo com a legislação vigente. Já a CET promoveu a sinalização horizontal no local, com a faixa de pedestres pintada na travessia.

Foram feitas duas rampas de acessibilidade e adequação do acesso à banca de jornal. Além disso, foram substituídos dois bancos de concreto com encosto e criado espaço reservado à pessoa com mobilidade reduzida. Houve, ainda, adequação da altura da mesa com espaço apropriado às pessoas com mobilidade reduzida, adequação do corrimão, colocação de piso tátil de alerta e implantação de guia de balizamento no acesso ao Posto da Policia Militar. Alguns pisos danificados e desnivelados também foram corrigidos.

É importante ressaltar que esse tipo de serviço é realizado sempre com a interação entre a Subprefeitura, a CET e a SEMPED, uma vez que há locais onde é inviável a implantação de faixas de pedestres, colocando em risco a vida dos cidadãos. Portanto, um estudo preliminar e um acompanhamento constante das obras são elementos fundamentais para o sucesso da implantação da acessibilidade. No último mês, engenheiros e arquitetos da Subprefeitura foram também submetidos a um curso específico sobre o assunto, tendo inclusive aulas práticas que os obrigavam a perceber os ambientes na perspectiva de pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.