Revelando São Paulo surpreende paladar de visitantes neste final de semana

Estande de doces árabes da Vila Maria participa de Revelando SP pelo segundo ano consecutivo

 O Revelando São Paulo está perto de seu encerramento, que ocorre neste final de semana (22 e 23). Portanto, será a última oportunidade para quem ainda não visitou o evento. Os que comparecerem ao local poderão saborear as mais diversas iguarias. Um estande que promete surpreender o paladar dos visitantes é aquele organizado por Maria de Fátima Goes Mahmood, 57, e pelo marido Sajid Mahmood, 55.

Nascida no Brasil e mulçumana por opção, Fátima conheceu seu marido em um dos congressos comuns à sua religião. Após pouco tempo, ela e o marido se casaram e assim permanecem felizes por cerca de dez anos. O esposo formado em culinária, e Fátima mantêm um estande farto de doces e iguarias provenientes da Síria.

Fátima conta que aprendeu a fazer os doces durante o tempo em que morou em Damasco, na Síria, e depois passou a vender para conhecidos e receber encomendas. Há dois anos, Fátima expõe seus quitutes no Pavilhão de Gastronomia do Revelando São Paulo e pode ser facilmente encontrada devido a seus trajes típicos.

Com uma voz doce e suave, Fátima se emociona ao falar do que o Revelando representa para ela. “Minha filha é muito especial e, um dia, freqüentando o Parque Vila Guilherme/Trote, ela me avisou da existência do evento. Me inscrevi e faz dois anos que estou aqui”, explica. Fátima conta ainda o que achou do Festival: “Este lugar é um sonho. Já fui em outras feiras, mas linda como esta eu nunca vi”, conta emocionada.

Para os próximos anos, Fátima planeja trazer ao Revelando mais uma parte de seu talento: o preparo de comidas árabes salgadas, como kafta, kibe, homus, charuto de uva e arroz marroquino com carneiro.

Quem visitar o estande não pode deixar de experimentar três doces especialíssimos, recomendados pela própria Fátima. o “fatai”, que é uma massa folheada recheada com nozes ou ricota; o “harris”, uma massa de semolina, com bolo com nozes; e o “mahmoul”, iguaria feita com bolacha amanteigada que pode receber tâmara, figo, nozes e damasco em seu recheio. “ O doce é uma delícia, a massa derrete na boca”, conta Fátima.

A doceira ainda recomenda o “halaweidibli”, um doce de queijo mussarela com mel de rosas. Preparado com muito carinho e atenção, o doce é o predileto na opinião de Fátima, que assume que dá um pouco de trabalho para prepará-lo e completa: “O Revelando me revelou muitas coisas, entre elas ser uma pessoa melhor”, finaliza.

O Revelando São Paulo vai somente até este domingo (23). Confira a programação completa clicando aqui.