Festa pelo centenário da Vila Guilherme animou o final de semana da região

Na ocasião, a Praça Oscar da Silva foi entregue à população inteiramente revitalizada

No último final de semana (10 e 11), a Vila Guilherme comemorou 100 anos de existência (completados em setembro) com uma festa organizada por moradores, associações e empresários do bairro. Contando com o apoio da Subprefeitura da Vila Maria/Vila Guilherme, a comemoração aconteceu na Praça Oscar da Silva, recentemente revitalizada.

No sábado (10), as solenidades foram abertas com um ato cívico que contou com a presença do subprefeito e de outras autoridades locais. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) também marcou presença com a apresentação de sua banda e do canil. Neste dia, a programação ficou por conta dos artistas regionais, que empolgaram a platéia até as 21h00. Fernando Gabriel, Palhaço Xispeto e Banda Walking Lions fizeram parte dessa animação.

Quem esteve presente também pôde se beneficiar dos serviços oferecidos pelos estandes fixos instalados na praça. Dentre eles, o estande da GCM, “mediação de conflitos”, “ Campanha do Desmatamento” e “Ambiental” foram um dos que mais chamaram atenção. Além daqueles dedicados à ação social, representado pelo Lions Club e pelas associações de bairro.

Já no domingo (11), a celebração começou às 09h30 com uma agradável missa campal que, para Rosimeire Calderaria, 45, promotora de vendas, fez toda a diferença. “Eu sou católica fervorosa e a missa ao ar livre é muito gostosa”, contou a expectadora que vive no bairro há 45 anos.

Às 10h30 foi a vez dos ciclistas se aquecerem para o passeio ciclístico, que teve largada às 11h00. O percurso médio foi completado com sucesso e o evento contou o apoio de um estande para consertar as bicicletas que precisavam de algum reparo. Já a Companhia de Engenharia de Tráfego garantiu a segurança necessária para a realização da prova. Todos os participantes receberam um kit, com camiseta e um cupom para participar de sorteios de brindes. Na ocasião, foram sorteadas duas bicicletas e muitas mochilas.

O ganhador da bicicleta, Pedro Augusto dos Santos, 16, prometeu incentivar a mãe para o próximo passeio ciclístico. “Vou dar a bicicleta para minha mãe, ela precisa de uma. Ela não sabe andar, mas agora vai ter que aprender”, conta.

Ao meio-dia foi o momento de saborear as delícias encontradas nas barracas de culinária instaladas ao longo da praça. Uma verdadeira praça de alimentação que oferecia aos presentes muita diversidade a baixo custo.

Às 13h00, começaram novamente as apresentações de artistas regionais no palco instalado especialmente para a festa. Depois de alguns artistas apresentarem sucessos do pop rock nacional e internacional, foi a vez de Erick Jackson, cover de Michael Jackson, imitar os passos do rei do pop com perfeição. Os shows continuaram até às 21h00, com atrações infantis e grupos de pagode.

Para os pequenos, um espaço especial foi reservado, com estande de pintura sobre tela, pula-pula entre outros equipamentos que puderam ser utilizados gratuitamente durante todo o evento. Para William Nascimento, 31, vidraceiro, a festa foi uma boa oportunidade para passear com sua filhinha de 1 ano e 5 meses. “Eu não costumo vir a esta praça. Só vim porque teve este evento. Este é um local de encontro e de lazer”, contou.

A festa agradou moradores e pessoas de outro bairro que puderam conhecer um pouco mais da nossa região. A professora Wanessa Oliveira, 36, que veio da Lapa, contou suas impressões sobre o bairro e sobre a festa. “Gostei muito da festa, foi muito organizada. O bairro cresceu muito, é bem cuidado e harmonioso e a praça oferece lazer e esporte para todas as idades”, elogia.

Vale ressaltar que a revitalização da Praça Oscar da Silva, a principal do bairro e palco dos festejos, foi concluída há poucas semanas. O espaço recebeu uma academia de ginástica para a melhor idade, a reconstrução do playground infantil com brinquedos para pessoas até 14 anos, a substituição de todo o piso da Praça, a reconfiguração da área de descanso e leitura, com implantação de locais reservados a cadeirantes, a implantação de bicicletário, a reformulação dos corrimãos, a modernização do palco, a instalação de bebedouro próximo à Base da Polícia Militar, a recuperação paisagística e ampliação da área arborizada, além da implantação de travessias seguras e confortáveis aos pedestres.