Jornada da Saúde do Imigrante na Vila Guilherme

Centenas de pessoas passaram domingo, (28 de abril de 2013) pela jornada da saúde, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Guilherme.

Centenas de pessoas passaram neste domingo, (28/04/2013) das 9h às 16h, pela “Jornada da Saúde,” que teve como principal objetivo à saúde preventiva do imigrante. Evento inédito e de grande impacto, uma vez que a região concentra grande número de Bolivianos e Paraguaios, na sua maioria, trabalhadores no ramo da confecção, geralmente na informalidade e alheios a direitos e serviços públicos. Na ocasião foram oferecidos diversos serviços: emissão de cartão do SUS, teste de gravidez, exame de HIV, palestra sobre planejamento familiar, orientação sobre regularização de oficinas de costura, regularização migratória, etc.

Além da sede da UBS, a rua foi parcialmente interditada, onde foram montadas barracas temáticas: sobre doenças infecto-contagiosas, (sempre com orientadores prestativos, e vasto material para distribuição) de artesanato, orientação ambiental, comidas típicas e entidades.
Um caminhão (trio-elétrico) serviu de palco para apresentação dos grupos musicais: Orquestral Fenix, Grupo indígena: “Jacha Sicuris de Italaque”. No solo, na frente do palco, os grupos de dança: Corporales San Simón (Bolívia), Tinkus Wayna Lisos (Bolívia), Acuarela Paraguaya (Paraguai) se apresentaram.
O evento foi organizado pela Microrregião de Saúde Vila Maria/Vila Guilherme, e contou com o apoio de: Centro de Apoio ao Migrante (CEMI), Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, Movimento Vila Maria e Região, SABESP, CET, GCM.