Do lixo ao plantio de mudas, combate ao descarte irregular transforma rua da Vila Sabrina

Antigo ponto viciado de descarte de lixo recebe mudas de plantas. Visita do Prefeito marca a transformação da Rua Combate da Lagoa Branca, acesso a duas escolas

 

A Secretaria Municipal das Subprefeituras, em parceria com a Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme concluiu no dia 20/10, a revitalização de mais um ponto viciado de descarte irregular de lixo, localizado na Rua Combate da Lagoa Branca – Vila Sabrina.

A ação contou com a presença do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas e do Secretário das Subprefeituras, Marcos Penido, que visitaram a via que está localizada ao meio de duas Escolas, a EMEF Alberto Santos Dumont e a EMEI Luis Gama. Participaram da ação as seguintes autoridades: Secretário da Habitação Fernando Chuchre; Secretário Adjunto da Sub Alexandre Modonezi; Secretário Executivo da Sub Roberto Arantes; Presidente da COHAB Alex Peixe; Presidente da AMLURB Edson e o Subprefeito do Jaçanã Alexandre Pires.

A revitalização tem o objetivo de transformar a Rua Combate da Lagoa, local dos mais variados detritos, em um ponto ajardinado. Foram distribuídas e plantadas diversas espécies arbóreas e verdes, todas providenciadas pela gestão do CADES Vila Maria / Vila Guilherme (Conselho Regional de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz).

 

Foram realizadas as seguintes intervenções no local: Reforma de passeio; Reforma de boca de lobo; Reforma de guias e sarjetas; Operação Tapa buraco; Poda de árvores; Remoção de jardineiras e malotões p/ abertura da via; Limpeza; capinação; raspagem e pintura de guias; Corte de mato nas praças do entorno; Jardinagem c plantio de mudas em frente à escola.

Durante os preparativos da ação, já foi realizado um trabalho de conscientização ambiental educativo e informativo, envolvendo a população local.
O histórico de descarte na rua Combate da Lagoa é bem significativo. Há cerca de 8 anos foi preciso fechar a via com malotões e jardineiras, pois era grande o fluxo de caminhões que frequentavam o local de madrugada para o descarte irregular.

A jardineira e os malotões conseguiram diminuir os descartes, mas não eliminaram tal problema, mas diminuiu o volume. A frequência diária de equipes de limpeza no local diminuiu de 16 toneladas por semana à 5 toneladas. Entre grandes objetos e lixo orgânico, são recolhidos por lá uma média de 5M³ de entulho.

 Em 2018 a Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme intensificou o combate ao descarte irregular de lixo em ações diárias nas ruas de seus distritos. A atual gestão conseguiu sanar e revitalizar 19 pontos de descartes. São locais que antes se encontravam os mais variados detritos e hoje são pontos ajardinados. O plantio inibe esta prática nociva a toda comunidade.

A Subprefeitura fiscaliza e trabalha para pegar quem realiza esta prática e desta forma aplicar multas. As equipes estão diariamente na rua para coletar os materiais descartados, no entanto, precisam da ajuda dos munícipes nesse trabalho de melhorias e conscientização. Apenas no mês de setembro foram recolhidos mais de 400 toneladas de lixo nas ruas provenientes de pontos viciados e da operação cata-bagulho.