Projeto VerdeNovo é lançado no Parque do Trote

Iniciativa prevê o plantio de 10 mil novas árvores da região

Nesta quarta-feira (21) foi lançado o Projeto VerdeNovo, uma parceria entre a Associação Comercial de São Paulo/Distrital Vila Maria, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme. O objetivo na iniciativa é incentivar a arborização voluntária na região.


Presente no evento, o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, lembrou que o plantio de mudas favorece o meio ambiente e propicia benefícios à saúde pública. “Locais mais arborizados contam com menos pessoas doentes, uma vez que a boa qualidade do ar é mais adequada ao funcionamento dos nossos órgãos”, comentou. Segundo ele, antes de 2006, o plantio de árvores na capital estava abaixo de 20 mil mudas por ano. De lá para cá, esse número aumentou. Só no ano passado, 200 mil novas árvores foram plantadas. O superintendente da Associação Comercial/Distrital Vila Maria, Daniel Aguilar, enfatizou que a meta é cultivar cerca de 10 mil mudas na região. “Além dessas que serão plantadas, é preciso também manter as que já existem. Tudo isso para manter um clima mais agradável em nosso bairro”, esclareceu.
 

A bióloga e administradora do Parque do Trote, Marilia Fanucchi Ferraz, advertiu também que a área verde da cidade é bem menor do que deveria ser. “Uma planta leva um determinado tempo para crescer e se desenvolver. Ela tem um ciclo muito específico que pode levar anos. Mas para acabar com esse processo bastam alguns minutos que o homem leva cortando uma árvore”, explicou. Já o subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme, Antônio Perosa, ressaltou a importância da participação de toda a sociedade para que se possa reverter a situação atual. “Essas mudanças climáticas são fundamentais para que nós percebamos que precisamos mudar nossa relação com o meio ambiente”, apontou.
 

Os freqüentadores do parque receberam um folheto explicativo que possibilitava indicar um local para que fossem plantadas novas mudas. A partir desse apontamento feito pela comunidade, os engenheiros agrônomos da Subprefeitura avaliarão se o espaço é adequado ao crescimento da planta. Em caso positivo, o plantio será feito com mudas e mão-de-obra fornecidas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
 

Para comemorar o lançamento do projeto, uma muda de ipê-roxo foi plantada na entrada do parque por aqueles que participaram do evento. Dentro de cinco anos, ela deve atingir um tamanho maior e exibir uma copa frondosa.