Preservação de recursos hídricos será tema de Fórum do Ibirapuera

Acontece nesta terça, dia 27 de agosto, o terceiro e último Fórum Temático sobre o Plano Diretor do Parque Ibirapuera. Questão hídrica será tema de discussão.

De Secretaria Especial de Comunicação

A temática “água” foi uma das mais recorrentes durante as oficinas realizadas ao longo do mês de julho, dentro da proposta de construção do Plano Diretor do mais popular parque paulistano, o Ibirapuera. Por isso, foi escolhido para o terceiro fórum o tema “A questão da água no Parque Ibirapuera”. O encontro acontece hoje (terça-feira), 27 de agosto, a partir das 18h30, na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), no Parque Ibirapuera.

Nesta etapa conclusiva do projeto de três temas técnicos, a mediação caberá à arquiteta Tamires Carla de Oliveira, coordenadora de gestão dos parques e biodiversidade (CGPABI), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Tamires foi diretora da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO), responsável por Projetos e Obras dos Parques Municipais, além de participar e colaborar em outros projetos estratégicos da SVMA e da Prefeitura.

Integra a mesa técnica o engenheiro civil Sadalla Domingos, com forte atuação na área de Hidráulica e Saneamento. É Professor de Mecânica dos Fluidos na Escola Politécnica da USP desde 1976 em regime de tempo parcial e, desde maio de 2013 até o momento, atua em regime de turno completo (RTC). Mestre em Engenharia Hidráulica (1994) e Doutor em Engenharia de Construção Civil e Urbana (2004), exerceu diversas funções públicas na Sabesp, Cetesb, Emplasa, Arsesp e EPUSP; é fundador da Urbeflux.

Na área de engenharia civil, outro convidado é Jorge Yutaka Ougui, da Sabesp. Mestre em Hidráulica e Saneamento pela EESC-USP, Ougui trabalha há 18 anos em serviços de saneamento básico, como projetos, obras, implantação e operação de sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto, otimização, operação e controle de válvulas redutoras de pressão, controle de perdas de água e modelagem hidráulica. Atualmente, é engenheiro na Sabesp, na Divisão de Operação de Esgotos da Unidade de Negócio Centro e faz gestão das atividades do Programa Córrego Limpo desde 2010 na região central do Município de São Paulo.

A engenheira ambiental Izabella Major é outra convidada do encontro. Formada pela UNESP-Campus de Presidente Prudente, é Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade São Francisco, Mestre em Engenharia Civil pela UNICAMP e Doutora pela Escola Politécnica da USP. Docente na Universidade Mogi das Cruzes – UMC no curso de Engenharia Civil, é Consultora em Reuso de Água, Resíduos Sólidos, Licenciamento Ambiental e Segurança do Trabalho. É Perita Judicial na Comarca de Assis/SP e São Paulo/SP.

Ligado ao tema, o arquiteto urbanista pela FAU-USP José Roberto Bueno é fundador do Instituto Harmonia, Educação e Sustentabilidade, oferecendo experiências co-criativas no campo da formação de novas lideranças. Foi um dos criadores do Projeto Rios e Ruas, iniciativa que promove e inspira inúmeras ações para milhões de pessoas descobrirem, verem e desejarem os rios limpos e livros. Sua função é conscientizar as pessoas por meio da educação ambiental, promovendo percursos ao longo dos trechos “cobertos” dos córregos e rios paulistanos.

AGENDA
3º Fórum Temático - A questão da água no Parque Ibirapuera
Data: 27/08/2019 - terça-feira
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: UMAPAZ – av. Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera (portão 7-A)