Pedalando e Aprendendo volta ao Teotônio Vilela

Na segunda etapa, mais duas turmas serão formadas pelo Projeto

 A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, em parceria com o Senai Humberto Reis Costa, na Vila Alpina, iniciou a segunda etapa do Projeto Pedalando e Aprendendo, realizado na região do Teotônio Vilela, no Sapopemba, em sala gentilmente cedida pelo Clube de Esporte e Lazer (CEL) Teotônio Vilela. A aula inaugural da turma da manhã começou nesta segunda-feira (03), e contou com a participação do prof. Nivaldo Silva Braz, diretor do Senai da Vila Alpina, do instrutor Sergio, responsável pela formação das duas turmas anteriores, formadas também no Sapopemba, na região do Jardim Elba, e representantes da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba.

O curso surgiu de uma idéia implantada pela FUSSESP (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo), que tem como objetivo atender as comunidades do interior e litoral de São Paulo. Por iniciativa do Subprefeito Wilson Pedroso, o projeto foi trazido para a capital como um piloto, o que fez com que a região de Vila Prudente / Sapopemba se tornasse o primeiro distrito da cidade a ministrar as aulas, agora com novas turmas.

"Esse projeto é uma oportunidade que a nossa região oferece aos jovens para que ocupem seu tempo livre com atividades que dêem a chance de serem inseridos no mercado e possam ter um futuro promissor", afirma o subprefeito.

Durante a aula inaugural, o diretor do Senai falou da importância dos valores, na formação de cada indivíduo: "esse é um curso de Mecânica Básica com noções de Metrologia, mas mais do que isso, o Senai trabalha com valores, conhecimentos, habilidades e atitudes, portanto, não vamos tratar apenas de Mecânica Básica, e sim de valores existenciais, da relação de não indiferença entre o homem e o meio ambiente que o cerca. O primeiro passo foi dado, por isso vocês estão aqui. Agora é ter a perseverança de levar uma tarefa até o fim", disse. O professor e também diretor do Senai lembrou que alguns alunos formados nas duas primeiras turmas, em novembro de 2009, já estão trabalhando na área e alguns estão passando por um processo seletivo com a empresa que administra os bicicletários do Metrô.

Como é o curso
Com duração de 100 horas, o curso capacita alunos de Ensino Médio, na faixa entre 14 e 17 anos, a montarem e fazerem manutenção e reparos de bicicletas. Além disso, serão dadas noções de cidadania, ética e empreendedorismo.Todos os alunos que concluírem o curso receberão certificado do Senai.

A condição para que os jovens participem da capacitação é que estejam regularmente matriculados em escolas públicas com freqüência comprovada. São 12 alunos por turma, pois trabalham dois alunos por bancada, uma vez que das 100 horas do curso, 80 estão voltadas à parte prática.
Fazem parte dessa rede o Fiesp / SENAI, os fabricantes de bicicletas, as montadoras e revendedoras, a Secretaria da Educação e as escolas públicas do Estado de São Paulo.

São parceiros da Subprefeitura neste projeto do Sapopemba: FUSSESP - Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, e Senai Humberto Reis Costa, da Vila Alpina

Na foto, Diretor do Senai da V. Alpina, Nivaldo da Silva Braz, fala na aula de abertura.