Cine TELA BRASIL chega ao Sapopemba para exibições gratuitas de filmes nacionais

No mês de aniversário de 100 anos do Sapopemba, atração cultural retorna à região

Nesta semana, de 9 a 11 de junho, volta o Cine Tela Brasil, a primeira sala de cinema itinerante do país, com exibição de sessões gratuitas de filmes nacionais durante os dias em que a tenda do Cine Tela estiver no estacionamento do Mercado Municipal Teotônio Vilela.

A vinda do projeto à cidade faz parte da maratona de percorrer nove bairros paulistanos até junho, e é patrocinada pela Fundação Telefônica em parceria com a Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba e idealizada pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi. "Esse é o segundo ano que trazemos esse projeto cultural de primeira linha para a região do Teotônio Vilela", comenta o subprefeito Wilson Pedroso.

Serão exibidos os longas O Grilo Feliz e Os Insetos Gigantes, A Era do Gelo 3, Se Eu Fosse Você 2 e O Menino da Porteira em quatro sessões diárias. A sala do cinema andarilho estará montada na Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, 1900, Jardim Sapopemba.

Desde março o projeto já passou por Jaguara, Perus, Butantã, Parque Novo Mundo, Penha, Capão Redondo e Artur Alvim e depois de Sapopemba termina a maratona na Vila Nova Cachoeirinha (24, 25 e 26.06).

“Em 2009, 112 milhões de pessoas foram ao cinema no Brasil. Só o cinema nacional teve um crescimento de cerca de 80%. Ainda assim, apenas 7,3% dos municípios brasileiros possuem sala de cinema. Nosso objetivo é alcançar essa parcela da população que não tem acesso às grandes salas. Para isso, pretendemos realizar 852 sessões e atrair um público de 170 mil pessoas até o final de 2010”, comprometem-se Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.

Cinema que anda

Idealizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (Bicho de sete cabeças e Chega de saudade), o Cine Tela Brasil é a primeira sala de cinema itinerante do país. Desde seu primeiro ano de estrada, em 2004, o projeto já percorreu quase 300 cidades onde foram realizadas mais de três mil sessões. A taxa de ocupação da sala é de 88%, a maior do Brasil, superando, no total, 640 mil espectadores. Setenta e dis filmes nacionais já foram exibidos gratuitamente. Para garantir a alta taxa de ocupação da sala, são sempre feitas parcerias com as Prefeituras Municipais e Secretarias de Cultura e Educação de cada cidade visitada.

Além das sessões itinerantes, o Cine Tela Brasil propõe que o público passe de espectador a produtor. O Portal Tela Brasil (www.telabrasil.com.br), lançado no final de 2008, convida o internauta a participar de Oficinas Virtuais, nas quais percorre todo o processo de produção de um filme até chegar à sala de cinema. Oficinas de roteiro, produção, direção, fotografia, trilha sonora, montagem, pós-produção e até de exibição fazem parte do conteúdo disponível gratuitamente ao visitante do portal. A cada oficina, recomendação de bibliografia, de filmografia e ainda exercícios virtuais completam o aprendizado.

A Buriti Filmes é a produtora que concebeu e realiza o Cine Tela Brasil. Conta com o patrocínio da CCR Cultura nas Estradas e Fundação Telefônica, além de inúmeros apoiadores.

Criada em 1997 pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, a Buriti Filmes coleciona mais de 73 prêmios nacionais e internacionais. Algumas das realizações da produtora são os já citados filmes Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade, o documentário Cine Mambembe, O cinema descobre o Brasil, entre outros.

Serviço:

Cine Tela Brasil em São Paulo (Sapopemba)

Local: Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, 1900 (no estacionamento do Mercado Municipal Teotônio Vilela) - Jardim Sapopemba

Data: 09, 10 e 11.06 (quarta, quinta e sexta-feira)

Programação:

8h30 - O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes

10h - A Era do Gelo 3

13h30 - O Menino da Porteira

15h - Se Eu Fosse Você 2

Ingressos: Grátis

Lugares: 225

Site: www.cinetelabrasil.com.br

Legenda: Em 2009, foram realizadas oficinas de cinema e na apresentação final do projeto, a convidada foi a atriz Bruna Lombardi.