Festa do Sapopemba encerra com diversas atrações

Ato cívico e shows musicais fecharam as comemorações

Com uma agenda de festejos iniciada no dia 19 de junho, com o casamento e benção religiosa de 15 casais da região, e ato solene da Câmara Municipal de São Paulo, no dia 23, que na ocasião homenageou diversas pessoas, autoridades, comerciantes que fazem a diferença no bairro, diante de uma platéia com mais de 200 pessoas, o distrito do Sapopemba e seus moradores receberam mais homenagens durante todo o dia de sábado (26), com um ato cívico pela manhã que contou com a participação do subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba, e lideranças da região.
A abertura foi feita através de um ato ecumênico, proferido pelo Frei católico Gérson da Silva Mercês e pelo Bispo Tavares da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, seguido de uma oração e de uma homenagem à Laura Kamisaki, liderança da região, prestada pelos usuários e caminhantes do Parque da Integração Zilda Arns.

Para a dona Rosa, presidente da Associação Vida Nova, voltada a atividades para o público da Terceira Idade de Sapopemba, Sapopemba antes era um lugar de muitas carências. “Hoje, comparo o Sapopemba de ontem com o Sapopemba de hoje, e vejo que este é o melhor lugar do mundo para se viver”. Outra que falou com amor do bairro, foi Luísa Pedroso, da tradicional família fundadora da região: “Sou nascida e criada aqui, aonde vivo há 68 anos, e meus pais participaram do encanamento da Adutora (Rio Claro). É aqui que temos as nossa raízes, como uma grande família”, disse.

Outra fala que lembrou do simbolismo de uma grande árvore, como a que representa Sapopemba, foi do pastor que citou a Bíblia, em São Mateus, ao se referir à árvore boa pelo bom que fruto que dá.
Participaram do ato cívico, o Corpo Musical da Polícia Militar, que tocou clássicos de ontem e sempre, além de entoar o Hino Nacional, durante o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado e Município, ato que contou com a colaboração do grupo de escoteiros Temiminós.

O subprefeito elogiou o esforço de todos em fazer com que a festa do Sapopemba mais uma vez acontecesse, e fosse um momento de confraternização e de muita alegria. “A festa é de vocês, que moram, trabalham, estudam, e convivem, enfim, aqui na região. Parabéns a todos’, disse.
Para o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, patrocinadora master do evento e parceira em diversas outras festas de bairro da região, Sergio Cançado, o papel da instituição que dirige é promover os benefícios sociais para a população. “Os nossos parabéns a todas as famílias que aqui se congratulam nesse dia, e o nosso parabéns por fazerem desse, um lugar de paz e auto-sustentável”.
A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana desfilaram com equipes e veículos, encerrando o ato cívico pela manhã.
Das 9h às 12h, as crianças de até 10 anos puderam se divertir no Espaço Recreativo Bandeirante, Artes Circenses e Brinquedos Infláveis.
No restante do dia, até o encerramento do evento, foi possível acompanhar diversos grupos musicais como, Grupo Fino Trato, Atitude 4, Remix SB, E D+, em show musical comandado pela Rádio Transcontinental.
Outras atrações musicais encerraram os festejos, com os grupos Baddon, Banda JNR, Banda Biodiesel, e a apresentação da Banda Bloco Brasil, que encerrou os festejos do centenário de Sapopemba.

Segundo a Policia Militar, o público oscilou em cerca de 1.000 pessoas pela manhã, chegando a ultrapassar os 5.000 no período da tarde, quando as atrações musicais deram início.

A festa do centenário do Sapopemba foi viabilizada através do patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Brinquedos Bandeirante e Rádio Transcontinental FM, com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); Sabesp; São Paulo Turismo, Guarda Civil Metropolitana (GCM), e realização da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba.
 

CEU SAPOPEMBA comemora dois anos com arraial, diversas apresentações, e visita do secretário de Educação

Cheiro de pipoca, algodão doce e quitutes de festa junina no ar. Assim o CEU Sapopemba comemorou mais um ano de vida, com muitas atividades recreativas e culturais, fazendo dessa unidade, com certeza, uma espécie de Sesc da Prefeitura.
No sábado (26), quando comemorou dois anos, o CEU e sua equipe, capitaneada pela gestora Célia, mostraram diversas das atividades que acontecem semanalmente dentro da unidade, com a participação da comunidade e de familiares dos participantes. Fizeram apresentações, o grupo de Karatê, de violão, e alunos das unidades escolares ali atendidas, que apresentaram danças típicas juninas.
Barraquinhas, brincadeiras, comidas e bebidas típicas, além de sorteios, preencheram esse dia repleto de atrações.
Na parte da tarde, foi a vez de se apresentar a Ocupação III – Multimeiomodoespaços, com apresentação em diversos espaços dos grupos vocacionados de teatro e dança, de grupo de dança da comunidade, maracatu, coral de funcionários, entre outras surpresas que antecederam o grande final, com direto a queima de fogos e distribuição gratuita do bolo de aniversário do CEU Sapopemba.
O subprefeito acompanhou a visita do secretário de Educação às instalações do bloco cultural da unidade.