Aula inaugural do curso de JAPONÊS vira um show de cultura japonesa

O auditório da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba foi palco de mais uma comemoração do Centenário da Imigração Japonesa com a apresentação especial da primeira aula do curso de japonês.

O mestre de cerimônias e supervisor de Cultura da Sub, deu início à aula inaugural, chamando a cantora soprano lírica, Andréa Bien, que cantou o hino do Japão, na língua original, seguido de Canção da América de Milton Nascimento, números que foram bastante aplaudidos pelas mais de 70 pessoas que vieram, em plena tarde, prestigiar a aula inaugural do curso de Nihongô, palavra que significa língua japonesa. Alunos provenientes das mais diversas regiões da cidade, vindos da Casa Verde, de Santana, do Jabaquara, da Penha, Vila Mariana e até da Bela Vista, região central da cidade.

Entre os convidados ilustres, o subprefeito de Aricanduva / Formosa, que em suas palavras emocionadas, lembrou de sua ascendência nikkei (oriundo do Japão) e da infância no interior de São Paulo, local para onde grande parte da expressiva colônia japonesa se estabeleceu, para trabalhar inicialmente nas lavouras de café, e depois, com seu esforço, criatividade e teimosia, implantaram hortas com as mais diversas espécies de hortaliças e frutas, tornando-se os maiores produtores e exportadores do gênero no país. “Para nós que somos descendentes, é muito emocionante ver uma iniciativa como essa de um gaijin, como chamamos o não japonês. O subprefeito está de parabéns. Omedetô!”, saudando em japonês todos os presentes. 

Para fazer a apresentação especial, além do subprefeito de Vila Prudente/Sapopemba, foi convidado o chefe do Cerimonial do Prefeito, que arrancou sorrisos emocionados da platéia ao lembrar que se sentia um “peixe fora d´água”, porque queria ser como as crianças loiras e morenas com quem convivia na escola, e não um garoto de olhos puxados. Até que por influência de um ancião da colônia, de nome Matsuda san, passou a entender a importância de sua origem nikkei e da grande contribuição que a cultura japonesa deu ao mundo, especialmente ao Brasil, com sua rica cultura, que “em muito contribuiu na construção da sociedade brasileira”.  Lembrou das sábias palavras do velho senhor, que lhe disse: “seus ancestrais foram muito valiosos, ao vencerem os mares bravios de três oceanos, para chegarem à uma terra totalmente estranha, com língua, costumes e alimentação completamente diferentes dos seus. Ao ver aqui a coragem da sensei (professora, mestre) em vir dar aulas voluntárias de japonês, formando um Nihongakko (escola de japonês), muito nos emociona”. Aproveitou para dar uma pequena mostra de quanto o japonês é ligado ao Cerimonial, ao mostrar como se dá um diploma, certificado ou cartão para alguma pessoa: sempre com a parte escrita voltada para a pessoa, fazendo uma veniência, em sinal de respeito, como que dizendo ‘a vida que flui de mim, está vinculada à vida que flui de Deus’.

Logo em seguida, foram feitas as homenagens a figuras expressivas do bairro, ligadas à colônia, que se destacaram como comerciantes, empresários, e profissionais liberais. São eles:

-Tsunioshi Tanaka - Professor de Educação Física e de Karatê na Vila Prudente, há mais de 46 anos;
-Shoiti Nishitani - Comerciante no ramo de laticínio há mais de 40 anos, e conselheiro do Parque Ecológico de Vila Prudente.
-Pedro Chibana e Kazuo Chibana – irmãos, são supermercadistas na Vila Alpina há mais de 50 anos.
-Isao Serikyako - Comerciante no ramo de som, instalado na Vila Alpina há mais de 30 anos.
-Takashi Bahyio - Comerciante no Parque São Lucas há quase 60 anos, integrante da Câmara Diretora Lojista, e Presidente do Conseg São Lucas durante 6 anos.
-Alfredo Okasaki - Comerciante no Parque São Lucas, integrante atuante na Câmara Diretora Lojista e participante do Conseg São Lucas.
-Mauricio Nariyassu Arashiro - Cirurgião dentista, representando no ato a família Arashiro, que chegou ao Parque São Lucas há 30 anos, vindo do Mato Grosso do Sul, proporcionando várias ações sociais na região, em especial na área da Saúde.

Receberam o certificado pela participação, o subprefeito de Aricanduva / Formosa e o Chefe do Cerimonial do Prefeito Gilberto Kassab.

Por fim, o subprefeito, visivelmente emocionado, agradeceu a toda sua equipe pelo empenho e esforço em concretizar suas idéias. “Tenho uma equipe envolvida, à altura do que a comunidade precisa”, foram suas palavras. 

Foi quando os convidados se retiraram para um coquetel regado a sushi, e os alunos puderam iniciar sua primeira aula com a sensei Nair Takako Yoshida Santos.

As aulas de japonês básico são gratuitas e acontecem todas as terças-feiras, das 14h30 às 16h, nas dependências da Subprefeitura de Vila Prudente.