Subprefeitura de Vila Prudente sediará uma das 34 audiências públicas do PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO da cidade

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba informa que, no próximo dia 14/08, às 19h, realizará um dos 34 debates previstos em audiências públicas da cidade sobre o Plano Diretor Estratégico (PDE). Os debates são abertos à população, que poderá fazer críticas ou dar suas sugestões de mudanças sobre o Plano, e que serão encaminhadas aos vereadores.

A base da discussão é o Projeto de Lei 671/07, que tramita na Câmara Municipal de São Paulo, que propõe a revisão do Plano Diretor vigente desde 2002, como forma de melhor adequá-lo à realidade dinâmica da cidade, levando em conta fatores como crescimento populacional, desenvolvimento econômico e sustentável.

“A importância de os moradores e a população como um todo, participarem dessas discussões, é para que possamos afinar o discurso daquilo que, efetivamente, buscamos melhorar em São Paulo, nós do poder público e a população”, comenta o subprefeito.

Basicamente, entre outras definições que cabem ao Plano Diretor, este é um instrumento legal, básico, da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.    

 O PDE é o primeiro passo para se definir o quanto e o que poderá ser construído na cidade, com base em diretrizes que norteiam a Lei de Uso e Ocupação do Solo e que determina, entre outras coisas, o tamanho máximo de construção dos imóveis, e o zoneamento da cidade.

Serviço:

Audiência Pública do PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO

Data: 14/08/2009, às 19h

Local: Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba – Auditório Mário Covas – Av. do Oratório, 172.

Comissão de Política Urbana faz apresentação em Vila Prudente  

A pedido da Comissão de Política Urbana (CPU) da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Mooca, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba promoveu, conjuntamente à entidade, no último dia 30/07, a abertura de uma série de debates que devem ocorrer ao longo do ano e que envolvem diversas discussões relacionadas à paisagem urbana e às intervenções que nela vêm ocorrendo nos últimos anos, seja com a chegada de prédios e condomínios, ou com a fuga das indústrias para o interior de São Paulo e de outros estados, e a chegada de novos meios de transporte, como a expansão da Linha 2 Verde do Metrô e do Expresso Tiradentes, agora com novas características.

“A intenção hoje, é a de instigar a reflexão de todos para que pensem de que forma podemos melhorar essa cidade”, arquiteto da região que preside a CPU da Distrital Mooca, e que aproveitou também para lembrar a abrangência da Distrital: “além da Mooca, também engloba Pari, Brás, Belenzinho, Vila Prudente, Parque São Lucas e Sapopemba.

Para o subprefeito, discutir as formas de ocupação e reordenação da cidade demonstra o espírito de cidadania necessário para melhorar os índices de qualidade de vida em São Paulo.

A maior preocupação levantada durante a reunião, girou em torno da geração de empregos, necessária para que outro problema, que é a maior preocupação em toda a cidade, seja em grande parte resolvido: o transporte público.

Por conta disso, é que foi apresentado um filme institucional do Metrô e uma série de projeções que apresentaram como será o sistema de funcionamento do Expresso Tiradentes, que será por meio de monotrilho, ou Veículo Leve obre Pneus (VLP), e que servirá de prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô, ligando a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, no extremo leste. O modelo de transporte terá 22,3 quilômetros de extensão e deverá entrar em operação até 2012. Já o Metrô em Vila Prudente está previsto para começar a funcionar em 2010.