Prefeito vistoria o término das obras na Germino Gomes da Silva

No mesmo dia, conheceu as novas melhorias que já estão sendo feitas

Nesta manhã (30/07), o prefeito esteve presente na região, juntamente com o subprefeito, políticos da região e lideranças locais, para vistoriar o término das obras que foram feitas na Rua Germino Gomes da Silva, localizada entre a R. Solidônio Leite e o 6.100 da Av. Sapopemba.  

O local, apesar das moradias, era utilizado como depósito irregular de lixo e sofria com a falta de asfalto. Com as obras realizadas pela Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, a população ganhou área verde, pista de Cooper e ciclovia. A revitalização também incluiu pavimentação, instalação de guias e sarjetas e sistema de drenagem superficial para captação das águas da chuva.

"A recuperação de espaços públicos, sua manutenção e a criação de novos equipamentos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do cidadão paulistano é algo muito importante para nós. Os serviços feitos aqui representam mais do que a recuperação de uma área, porque agora, os moradores passam a contar com um espaço de lazer e a serem protagonistas importantes na manutenção do local", disse o prefeito, durante a vistoria.

Acompanhado do subprefeito, que mostrou todas as melhorias que foram feitas, o prefeito plantou uma muda adulta de Manacá, espécie arbórea que dá flores muito bonitas, e aprovou os canteiros que estão sendo concluídos no local revitalizado. “Resolvemos plantar também flores, montando esses canteiros. Vamos aproveitar para fazer o mesmo ao longo da Anhaia Mello”, disse o subprefeito de Vila Prudente/Sapopemba, que também anunciou, em parceria com a Sabesp, a melhoria da iluminação na área.

O que foi feito

Depois de uma espera de mais de 30 anos, os moradores da Rua Germino Gomes da Silva estão sendo beneficiados com a conclusão de um projeto urbanístico de melhorias apresentado à população pela Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba em 2007, e que contemplou, além do asfaltamento, colocação de guia e sarjeta, e drenagem superficial, para melhor captar e drenar as águas das chuvas. Além disso, a área lateral foi urbanizada, recebendo pista de cooper (executada em blocos de concreto), ciclovia e instalação de brinquedos infantis (gangorras, balanços e escorregadores), além de bancos.

Como a via fica em faixa da Adutora Rio Claro, rede de abastecimento de água da Sabesp, foi dado um tratamento urbanístico à área de lazer, semelhante à que existe no Parque da Integração, ao longo da Sapopemba.
Toda a área recebeu tratamento paisagístico com o plantio de grama e de 600 mudas de espécies arbóreas. A lista é repleta e contempla pitangueiras, jaboticabeiras, guapuruvus, ipês da espécie roxa e amarela, cedros, sibipirunas, paus formiga, dentre outras. Cabe lembrar que o plantio na Germino integra o Projeto Vila Prudente / Sapopemba Sempre Verde, que prevê diversas ações de caráter ambiental, entre elas, o plantio de árvores. Também estão sendo concluídos, canteiros de flores.

Está previsto ainda, a implantação de um Parque da Longevidade, com aparelhos voltados a práticas desportivas para adultos, e mesas de jogos, semelhante ao que já existe no trecho 2 do Parque da Integração, além de colocação de grama sobre o trecho final da rua, aonde fica a faixa da Adutora, e que não pode receber o impacto de veículos em trânsito no local. “Esse foi um plus que demos ao projeto inicial, com o plantio de árvores, implantação de canteiros de flores, colocação de grama, e logo mais, a implantação de mesas de jogos e dos aparelhos de ginástica para a Terceira Idade”, ressaltou o subprefeito.

A obra em questão teve seu início no dia 22/09/2008 e foi concluída em abril de 2009, com um custo total de R$ 1.050,969,15.