Projeto EMPREENDER é lançado em Vila Prudente

Com uma platéia repleta de comerciantes e empresários da região de Vila Prudente e Sapopemba, e até de Cidade Tiradentes, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba recebeu, na noite do dia 16/07, Dia do Comerciante, a alta diretoria da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Mooca, para fazer o lançamento do Projeto EMPREENDER na região, capitaneado pela Associação Comercial de São Paulo, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Facesp) e Sebrae-SP, escritório regional Leste, e o apoio desta Subprefeitura.

A abertura e mediação das falas foi feita pelo superintendente da ACSP-Distrital Mooca, Aristides Legat, que logo chamou para compor a mesa, o subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba, o supervisor executivo da Facesp, o gerente do Escritório Regional Leste do Sebrae-SP e o subprefeito da Mooca.

Em todas as falas, ficou clara a importância que o pequeno negócio tem no cenário econômico de todo o Estado de São Paulo e do país. "O grande investimento é na pequena empresa, um patrimônio do nosso país. Já temos 140.000 pequenas empresas formalizadas, num universo de 4,5 milhões de micro e pequenas empresas. Já atingimos 316 municípios em todo o Estado, e o impacto provocado tem sido muito positivo", afirma o supervisor executivo da Facesp. Segundo números divulgados por ele em apresentação feita no auditório da Subprefeitura, 95% dos empresários que se integraram ao Projeto Empreender amadureceram sua visão de empresariado, ou seja, tiveram uma mudança de visão.

Para o subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba, é importante trazer essa discussão para perto do empresariado local. "Quando a Associação nos procurou, logo pedi para que a reunião de abertura acontecesse aqui, para facilitar o acesso dos empreendedores. E já estamos esperando que outras se realizem, inclusive no Sapopemba", disse.

O gerente do Escritório Leste do Sebrae, ressaltou a importância da formação dos núcleos, formados pelas instituições envolvidas (Associação Comercial, Sebrae etc), Governo, prefeituras, fornecedores, banco, e os diversos segmentos empresariais. "Com certeza, com o núcleo formado aqui, haverá muito mais informações a trocar e o fortalecimento das empresas envolvidas diante de suas necessidades, porque unir forças traz muitos benefícios aos empreendedores".
No fechamento, a Subprefeitura se colocou à disposição, oferecendo a estrutura de seu auditório e o apoio na formação dos núcleos, bem como para os cursos que serão realizados. Segundo esclarecimentos feitos pelo gerente do Sebrae, os temas serão desenvolvidos conforme as necessidades levantadas. Está prevista uma palestra de abertura, entitulada "O Empreendedor Individual, com previsão para acontecer no início de agosto, aqui na Subprefeitura.
O evento foi finalizado com um coquetel servido a todos os presentes.


 
Projeto Empreender

O programa visa o fortalecimento das micro e pequenas empresas ao reunir periodicamente empresários de um mesmo segmento nos chamados núcleos setoriais. Reuniões prévias foram realizadas pelos agentes do Empreender da Distrital Mooca*, Bruna Paula Menegon e Pedro Ferreira Filho, com o intuito de conhecer as vocações de cada distrito, inclusive na região de Vila Prudente, que faz parte da divisão daquela distrital. 

Segundo Bruna, é preocupante a taxa de mortalidade das empresas: "conforme apontam os dados do Sebrae, a taxa de mortalidade empresarial apurada mostra o preocupante dado de que 49,4% das empresas encerraram as atividades com até dois anos de existência, 56,4% com até três, e 59,9% não sobrevivem além dos quatro anos", expõe.

Para o superintendente da Distrital Mooca, o Projeto Empreender cumpre entre seus objetivos principais, o compartilhamento de experiências, e um diálogo mais estreito entre as micro e pequenas empresas. "Elevar a competitividade e conseqüentemente a sobrevivência das micro e pequenas empresas são os objetivos principais do Empreender", reforça.

O subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba,  vê essa iniciativa como uma forma de melhorar a economia local: "muitas vezes, o pequeno empreendedor, que dá sua enorme contribuição à cidade, não tem o devido respaldo para manter seu negócio. A Prefeitura apóia toda iniciativa que reflita em ganho na qualidade de vida das pessoas e, neste caso, da região como um todo".
 
*abrange Vila Prudente, São Lucas e parte do Sapopemba.