Operação especial fecha rádio pirata no Sapopemba

Em ação conjunta com a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis), e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba participou do fechamento de uma rádio pirata no 11.605 da Av. Sapopemba, dia 29/05 pela manhã, num prédio aonde funciona uma igreja no térreo, na sobreloja um consultório dentário, e no 1º andar um Salão de Festas (todos autuados por falta de licença de funcionamento nos termos da Lei 13.885/04 e Decreto 49.969/08).

No mesmo andar do salão de festas no fundo da primeira sala (o andar está dividido em três salas) funcionava a rádio pirata, na realidade, equipamentos que reproduziam a programação da rádio (uma antena, alguns cabos, e dois equipamentos maiores que complementavam o kit de funcionamento da rádio).
Segundo o proprietário do prédio, os equipamentos são do pastor de uma igreja evangélica que não apareceu mesmo depois de ele ter insistido por celular para que o mesmo comparecesse ao local. Por conta disso, o proprietário acabou sendo conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. A Guarda Civil Metropolitana – GCM também deu apoio à ação.

Segundo os técnicos, um dos maiores problemas que as rádios piratas provocam é a interferência na freqüência de aviões, provocando muitas vezes até interrupção na comunicação do avião com a torre de controle.