Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba realiza eleição do Conselho de Meio Ambiente

Eleição tranquila atrai grande número de eleitores em pleno domingo

Este domingo que passou, dia 24, trouxe um tipo de compromisso diferente para as pessoas, além do merecido descanso para quem não trabalha nesse dia, e da tradicional macarronada junto aos familiares. Foi dia de votar nos conselheiros que irão representar a comunidade nessa parte da cidade, sobre assuntos ligados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. O comparecimento maciço das pessoas nesse dia mostrou que existe, sim, uma preocupação legítima com as questões ambientais. Ao todo, 1.204 pessoas estiveram presentes para dar seu voto aos candidatos, entre os 26 inscritos previamente, e cuja lista saiu publicada em Diário Oficial do dia 06/05. Para Cíntia Okamura, coordenadora da Agenda 21 da região macro leste e representante da Cetesb que participou de toda a instalação do Conselho e esteve presente no dia da votação, esse foi o maior registro até o momento de uma eleição do gênero.

A abertura contou, como previsto na mesma publicação, com uma plenária participativa iniciada pelo secretário do Verde e do Meio Ambiente do Município (SVMA), Eduardo Jorge, que destacou a relevância da participação coletiva da sociedade civil. “São candidatos do poder público e das entidades e lideranças locais que, juntos, estarão analisando e deliberando neste Conselho assuntos que refletem direto na qualidade de vida das pessoas”. O subprefeito Wilson Pedroso presidiu a plenária, e destacou o trabalho que vem sendo feito em Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba, com o plantio de árvores, a colocação de um posto de coleta de óleo de cozinha dentro da Subprefeitura, a instalação de mais ecopontos, além dos três existentes, entre outras ações. “

Logo após, o regimento interno do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CADES da Subprefeitura foi lido pela coordenadora geral de Participação e Fomento às Políticas Públicas da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Helena Campos Magoso.

Conheça os conselheiros da Sociedade Civil do CADES Vila Prudente / Sapopemba:

1-Regina Della Coletta - 548 votos

2-Geralda Maria de Lima – 485 votos

3-Moises Vilas Boas – 456 votos

4-Vicente Santos Araujo – 429 votos

5-Jaines Petinatti – 424 votos

6- Pastor Macedo – 382 votos

7- Antonio Ferreira da Silva – 318 votos

8-Marilza Meire Lino Monção – 317 votos

Suplentes:

9-Jorge Farid Boulos Chedl – 312 votos

10-Marcos Benith Zinani – 262 votos

11-Mauro D´Artibale – 256 votos

12-Marli Mejia Larangeiras – 251 votos

13-José Carlos Rocha – 251 votos

14-Francisco Alves de Arruda – 244 votos

15-Antonio dos Santos – 236 votos

16-Ivo Batista Roque – 154 votos 

Os 16 nomes restantes (oito conselheiros e oito suplentes) serão indicados pelas secretarias do Verde, Esportes e Lazer, e Participação e Parceria, além de indicações da Subprefeitura e de outras secretarias.

O que é o CADES?

Conforme Lei 14.887/09, o Conselho de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Cultura de Paz – CADES tem caráter consultivo e deliberativo e tem como objetivo realizar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de cada região em que estão instalados, junto à sociedade civil e ao Terceiro Setor.
Inspirada no art. 225 da Constituição Federal, que afirma que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”, o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável visa, entre outras atribuições, receber propostas e denúncias a serem encaminhadas dentro de questões relacionadas à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho.