Cata-Bagulho recolhe 27 toneladas na região do Sapopemba e 127 toneladas na Francisco Mesquita

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba realizou mais uma Operação Cata-Bagulho, no sábado (09), na região do Sapopemba, em vias do Jardim Grimaldi e Parque São Lourenço.

Foram recolhidas 27 toneladas no total. Ao todo, foram beneficiadas 120 vias, numa área de 2,1 km², com 4.000 residências e uma população de 26.000 habitantes. Trabalharam nesta operação, 15 caminhões e 45 operacionais.

O objetivo dessas operações é o de recolher materiais inservíveis em geral, móveis e utensílios domésticos usados, o que ajuda a não entupir bueiros quando chove.

A recomendação é não deixar o lixo doméstico fora de horário de coleta nas vias públicas, nem mesmo os inservíveis, se não houver confirmação de que a Operação Cata-Bagulho irá passar.

A próxima operação ocorre no dia 23/05, em vias do distrito de Vila Prudente, na Vila Califórnia, Bairro Olaria, Jardim Figueira e Vila Alpina.

Lembrando que restos de obra não são recolhidos. Também não são recolhidos lixos domésticos e hospitalares, nem de jardinagem (resíduos de poda). Para isso, existem os ecopontos na região, que são pontos de entrega voluntária de entulho e bagulhos.

Limpeza na Francisco Mesquita

As equipes de Varrição e Limpeza da Subprefeitura que trabalharam no Cata-Bagulho neste final de semana, também contemplaram mais um local com sérios problemas de descarte de entulho, a avenida Dr. Francisco Mesquita com a rua João Afonso, local considerado ponto viciado de descarte de materiais inservíveis de toda espécie, muitas vezes vindos de outros municípios e que são jogados à noite ou de madrugada na via pública. Ao todo, foram recolhidas 126 toneladas através de limpeza mecanizada, que contemplou também as seguintes vias: João Afonso, Oreste Damolim, Estevão de Loreto, e Pinoguaçú c/ Rua Sandro Altamura, todas localizadas próximo à Av. Dr. Francisco Mesquita. O saldo total de limpeza nessas vias foi de cerca de 680 toneladas.

“É preciso conscientizar as pessoas e, neste caso, as empresas a não descartarem lixo na via pública, pois é como jogar o dinheiro público no ralo, pois com o gasto nessas ações, poderíamos fazer obras e reformas necessárias na região”, enfatiza o subprefeito.

No último dia 23, foram recolhidas 500 toneladas nos baixos do Viaduto Grande São Paulo, próximo da Francisco Mesquita, numa ação que custou 12.500 reais. Com o descarte irregular, essa e outras áreas são alvo de operações de limpeza constantes que não dão conta da demanda.

Quem precisa descartar entulho pode ir até um dos 35 ecopontos existentes na cidade. 

Em Vila Prudente / Sapopemba, são três à disposição, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14.

Endereço dos ecopontos de Vila Prudente / Sapopemba:

-Ecoponto Anhaia Mello – R. da Prece, 296 – esquina com a Anhaia Mello

-Ecoponto São Lucas – R. Florêncio Sanches, 307

-Ecoponto Sapopemba – R. Francisco Usper, 550