Zeladores de Praça irão trabalhar em Vila Prudente e Sapopemba

As aulas preparatórias do Programa de Zeladoria de Praças já começaram, e acontecem no Senai V. Alpina durante todo o mês de agosto

 

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho - SEMDET, com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e com o Senai Humberto Reis Costa (Vila Alpina) deu início ao curso preparatório do Programa de Zeladoria de Praças, que acontece em toda a cidade.

 

O curso preparatório dura todo o mês de agosto, com carga horária de sessenta horas. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 14h às 17h e encerram no dia 30 deste mês. Durante o curso, os alunos aprendem noções básicas de botânica, jardinagem, paisagismo e relações com os freqüentadores das praças e áreas públicas.

 

“Essa capacitação dá noções importantes ao futuro zelador, pois os alunos aprendem a conhecer as plantas, conhecer o solo e as relações deles com o meio ambiente, para manter a praça vegetada, arborizada e florida, melhorando o ambiente para os freqüentadores”, explica o professor do curso, José Luiz Domingues, engenheiro agrônomo formado pela USP e capacitador da SEMDET. Além do embasamento teórico, o professor explica que a parte prática prevê desde zelar pela manutenção das praças, até contribuir para o melhoramento delas, com o plantio de mudas ornamentais.

 

Já a futura zeladora Débora Gonçalves está feliz por participar do programa. “É uma oportunidade, eu estava desempregada e agora estou aprendendo uma profissão, isso é muito bom”, comenta.

 

Ao todo, o programa Zeladores de Praça selecionou, no início de junho, 330 pessoas para a manutenção de praças públicas e áreas verdes da cidade. Os zeladores receberão um auxílio mensal de R$ 435,75 mais a capacitação de 80 horas de jardinagem antes de desenvolverem as atividades práticas. Em Vila Prudente / Sapopemba, foram 49 escolhidos para trabalharem em cerca de 50 locais, entre eles o Viaduto Grande São Paulo (baixos para manutenção e zelo das floreiras ali instaladas), Av. Custódio de Sá e Faria, Praça Prof. Hilário Franco, Praça Orlândia, entre outras áreas e praças conhecidas por receberem descarte de lixo e entulho constantes.

“Dessa forma, além de zelarmos pela área pública, cuidamos do verde e de quebra, coibimos o despejo de lixo”, comenta o subprefeito que acompanhou todas as etapas de uma das aulas de capacitação dos futuros zeladores da região.

Segundo a supervisão de RH da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, a supervisão sobre o trabalho dos 49 zeladores ficará a cargo da engenheira agrônoma da Subprefeitura, Andréa Neder.

 

O Programa visa a manutenção das praças públicas e áreas verdes sob responsabilidade das Subprefeituras de São Paulo, e pouco a pouco vai sendo implantado em cada uma das 31 subs.

 

Mais sobre o programa

A previsão é que o projeto permaneça em atividade durante 12 meses. Os beneficiários serão capacitados com atividades práticas e teóricas para aquisição de conhecimentos e habilidades profissionalizantes, abrindo maiores possibilidades para seu acesso ao mercado de trabalho formal ou informal e a melhoria de sua qualidade de vida.

 

O programa foi criado como resultado de uma pesquisa da Prefeitura de São Paulo que identificou que a falta de conservação das áreas públicas da cidade afasta moradores, gerando a depredação de equipamentos de utilidade pública, além de depósito irregular de lixo e entulho.

 

A zeladoria foi instituída com o objetivo de manter a limpeza do local e dar manutenção periódica na vegetação, além de pequenos reparos em praças públicas. Melhorar o visual paisagístico e dar condições regulares de uso para os moradores próximos das praças e outras áreas verdes da cidade de São Paulo também fazem parte dos objetivos.

 

O Operação Trabalho é um programa social que oferece oportunidade de qualificação profissional para desempregados com baixa escolaridade, por meio de ações municipais integradas e articuladas com diversas parcerias do poder público municipal e com a sociedade civil. Os beneficiários do programa desenvolvem atividades teóricas e práticas.

 

A Secretaria Municipal do Trabalho mantém projetos em funcionamento no programa, mediante parcerias com oito Subprefeituras, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e SOS Represa Guarapiranga.

 

O tempo de permanência no Programa varia de acordo com o projeto, não podendo ultrapassar 24 meses.

 

Conheça os espaços que receberão a zeladoria de praças em nossa região:

 

 

Praça Kali Alle Mamede

 

Praça Emiko Sato

 

Praça Manoel Francisco Espíndola

 

Praça Alcides Franco de Lima

 

Praça da Arquiteto Vila Nova Artigas

 

Viaduto Grande São Paulo (baixos)

 

Rua São Cirilo

 

Rua Francesco Usper

 

Praça Samuel Inácio de Oliveira

 

Av. Custódio de Sá e Faria

 

Praça da Paz

 

Av.Oratório / Leonildo Diogo

 

Praça Miami

 

Praça da R.Paulino Mendo

 

Rua Granito

 

Praça Prof. Hilário Franco

 

Praça da Av. Lauro Xerfan

 

Praça da Rua Tulipa da África

 

Praça Alcides Franco de Lima

 

Rua Bernardino Pantaleão

 

Rua Germino Gomes da Silva

 

Rua Hipiagui

 

Praça Orlândia

 

Pça Almirante Custódio Melo

 

Rua São Caio

 

Praça Chiquinha Gonzaga

 

Rua 3 de Setembro

 

Rua Pe Bruno Ricco

 

Av. Custódio de Sá e Faria

 

Praça Sete Cidades

 

Área Ajardinada da Rua Severino Suzano

 

Rua Rodolfo Bernadelli

 

Av. Jacinto Menezes Palhares

 

Rua Potiquiquia

 

Praça Humberto Reis Costa