Escola Móvel de Panificação permanece na região até o dia 20

Oportunidade de aperfeiçoamento gratuita para quem trabalha em padarias e confeitarias

Até o dia 20 de agosto, quem trabalha na área de panificação e confeitaria e quer se aperfeiçoar, ou aquele que pretende conhecer o ofício, terá a oportunidade de fazer uma das aulas oferecidas pela primeira escola móvel de panificação e confeitaria pertencente à entidade do setor de panificação (Sindipan-AIPAN-IDPC-SP - Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e Instituto de Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria), com o objetivo de qualificar a mão-de-obra paulistana.

Com o apoio da administração do Mercado Municipal de Teotônio Vilela, aonde a escola móvel está localizada este mês, a Escola Móvel de Panificação e Confeitaria foi apresentada ao público e à imprensa durante a FIPAN 2010, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de julho. "Nossa escola nasceu da necessidade de qualificar a mão-de-obra da periferia que não tem condições de vir até o centro da cidade para participar dos cursos técnicos do IDPC", disse Antero José Pereira, presidente das entidades.

Entre os cursos rápidos que serão ministrados está o de Produção de Pão Francês com Qualidade, Reaproveitamento de Sobras (pães, bolos e frios), Pães Especiais, Pães Integrais, Higiene e Manipulação de Alimentos, Confeitaria Seca, Tábua de Frios, entre outros.
As aulas são ministradas por nutricionistas, gastrônomos, técnicos em panificação, engenheiro de alimentos, das 8 às 18 horas.

Projetada pela Truckvan, a Escola Móvel de Panificação e Confeitaria possui 60 m2, foi montada sobre o chassi de uma carreta e possui todos os recursos para ministrar aulas teóricas e práticas a 25 alunos, por turma, e vem equipada com batedeira industrial, fogão industrial, forno de microondas, resfriadora/dosadora; fatiadora e massadeira industrial, balanças, entre outros.

O Gerente Técnico Executivo do SINDIPAN, Rodrigo Santana Lopes Chalutte, informa que a carga horária varia de 2 horas e meia a 6 horas, conforme o curso, e tem custo diferenciado para associados, pessoas do segmento e particulares, variando de R$ 10,00 a R$ 52,50. As inscrições são feitas no local com apresentação da cédula de identidade. No final do curso os alunos receberão certificado.

Serviço
Cursos 2010 da Escola Móvel de Panificação
Até 20/08, das 8h às 18h
Local: estacionamento do Mercado Municipal de Teotônio Vilela - Avenida Arquiteto Vila Nova Artigas, nº 1234.
Inscrições: Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria - IDPC, através do telefone (11) 3113-0166 ou na própria unidade móvel. O pagamento dos cursos será feito por boleto bancário (o boleto será retirado na unidade móvel), sendo este pagamento efetuado antes do curso em qualquer banco ou lotérica.