Participação e Parceria assina convênio com a Subprefeitura

Convênio é inédito e auxilia os professores voluntários que dão aulas gratuitas à população

Na manhã desta segunda-feira (13/09), a Subprefeitura iniciou parceria inédita com a Secretaria Municipal de Participação e Parceria por meio de sua Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social – Conpares, ao firmar convênio para a contratação dos oficineiros que ministram cursos gratuitos na Subprefeitura.
Visivelmente emocionado com a viabilização desse projeto, o subprefeito agradeceu a oportunidade de estar à frente de uma subprefeitura e poder realizar projetos que vão além da zeladoria da cidade. “A zeladoria é obrigação nossa de manter e melhorar cada vez mais. Mas o incentivo e o fomento à cultura e ao lazer, à saúde e ao bem estar da população é o plus que podemos imprimir nessa gestão em Vila Prudente e Sapopemba.
O coordenador de Conpares, Fábio Souto, fez uma rápida explanação de como são firmados os convênios. “É formado um braço de apoio entre a Secretaria, os oficineiros, as organizações sociais (OSs) e o equipamento público, neste caso a Subprefeitura”, explicou. E citou o crescimento de números desde 2007, quando haviam 160 oficineiros, hoje na casa dos 900. Em média, o Conpares atende, em seus convênios, mais de 30.000 pessoas por mês. 
O secretário de Participação e Parceria destacou, ao ouvir os elogios feitos ao subprefeito, que é preciso ter sensibilidade, além da capacidade administrativa, para realizar ações que beneficiem diretamente as pessoas.
O supervisor de Cultura da Subprefeitura lembrou uma vez mais a importância desse convênio. “Através dele, podemos facilitar o trabalho e a permanência desses profissionais abnegados que dão sua contribuição voluntária à população, com aulas de alto nível”, completou.
A professora Simone Piagentini, uma das profissionais que dá aula de Yoga há três anos na Subprefeitura, falou em nome de todos os oficineiros ali presentes: “eu cresci brincando aqui dentro, e hoje dôo parte da minha vida a meus alunos. Estou muito feliz com essa oportunidade”.

Após o ato, o secretário foi conhecer o local, próximo ao casarão do Gabinete da Subprefeitura, aonde será instalada a Escola Estufa Lucy Montoro, outro programa que a Subprefeitura está iniciando junto à Secretaria, que irá ser um gerador de fonte de renda e o início de um grande programa de Educação Ambiental.


Cursos gratuitos na Subprefeitura
Na Subprefeitura, mais de 6.000 pessoas já foram beneficiadas com os cursos gratuitos oferecidos pela Supervisão de Cultura de Vila Prudente / Sapopemba, entre eles Libras, Origami, Dança de Salão, Yoga, Espanhol, e durante os eventos culturais como, Noites de Primavera e Noites Natalinas. Atualmente, 14 cursos são ministrados durante a semana em diversos horários, com turmas lotadas em muitos deles, como é o caso de Yoga que, em média, recebe 60 alunos por aula.

Orquestra jovem de Vila Prudente - A novidade trazida à Subprefeitura pela Supervisão de Cultura, com o aval do subprefeito, foi a iniciação musical através da formação de músicos de orquestra sinfônica.
O projeto irá contemplar 30 alunos, na faixa de 12 a 17 anos, de ambos os sexos, que farão, inicialmente, um teste de aptidão com a professora Raquel, pois é necessário já saber tocar alguma coisa. Entre os instrumentos que serão utilizados na orquestra estão, violino, flauta transversal, clarinete, oboé, viola, tuba, fagote, trompete etc. Ainda não há previsão de início das aulas / ensaios, mas as inscrições continuam abertas.

“A Subprefeitura oferece um espaço adequado para essas práticas, e sempre quis fazer algum trabalho com o jovem, que precisa ser motivado a gostar de cultura em geral e de boa música. Essa é a oportunidade”, comenta o subprefeito.


Mais informações sobre os cursos e novas turmas para 2011, podem ser obtidas pelo telefone 3397-0896, com Elias ou Alessandra, ou pessoalmente na Subprefeitura.

 

O que é o Programa Ofício Social

Instituído pela Portaria 46/2006/SEPP, o programa "OFÍCIO SOCIAL" é um programa de oficinas para fomento à inclusão sócio-humana e cultural", no âmbito da Secretaria Especial para Participação e Parceria, destinado ao desenvolvimento e implementação de mecanismos facilitadores, com toda transparência e impessoalidade, para a criação de ambiente propício à realização de projetos de interesse público.
Através do programa, é possível realizar parcerias para a viabilização de oficinas livres à população, com temas de interesse dos grupos vulneráveis contemplados, quais sejam, Mulher, Criança e Adolescente, Diversidade Sexual, Idoso, Inclusão Digital, Participação Social, Negro e Juventude etc, como política de fomento às atividades de interesse público e geração de renda.


Sobre a Escola Estufa Lucy Montoro

A “Escola Estufa Lucy Montoro” é gerida pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), e permite a capacitação de agentes multiplicadores, conhecedores de técnicas e conceitos de cultivo de hortaliças e várias outras plantas, com o objetivo de possibilitar aos participantes o aumento de renda e a melhora da alimentação, promovendo ainda uma reeducação alimentar.

O local é um espaço de vivência, educação, exercício e organização para a difusão da horticultura, produção de mudas de árvores nativas, espécies para paisagismo e atividades agrícolas e silvicultura. Portanto, a Estufa-Escola será aberta à visitação guiada pelos professores, alunos e moradores da região, visando incentivar e organizar a implantação de novos projetos de hortas escolares e comunitárias, bem como seu funcionamento autônomo.
Foi criada por meio de decreto de nº 50.741, de 16 de julho de 2009, como parte integrante do Plano de Metas da Agenda 2012 do município.