Praça revitalizada recebe homenagem do Rotary

Local fica no cruzamento entre a Rua Ibitirama e a Avenida Professor Luiz Inacio de Anhaia Mello

No último sábado (30), o Rotary Club Vila Prudente marcou presença na recém revitalizada Praça Gióia Jr., localizada na esquina da Av. Anhaia Mello com a Ibitirama, endereço famoso por ter abrigado a extinta Tecelagem Vânia, e agora próximo da estação do Metrô Vila Prudente inaugurada em agosto deste ano, para descerrar a placa comemorativa dos 120 anos de Vila Prudente no monumento ali existente, conhecido como marco rotário.


O presidente do Rotary, o jornalista Antonio Carlos Cimino deu início à solenidade lendo primeiramente a biografia do também jornalista e poeta Gióia Jr., que dá nome à praça. Um de seus poemas foi lido, a “Oração da Maçaneta”, que fala da alegria em ouvir o barulho da maçaneta que “anunciava” a chegada de entes queridos, sãos e salvos.


Presente à solenidade, o governador do Distrito 4430, Paschoal Flávio Leardini, elogiou a Subprefeitura pela revitalização da praça e o Rotary Vila Prudente, pela preocupação em fazer a manutenção do monumento do Rotary. “Essa foi uma tarefa lançada em nossas reuniões, a de que os companheiros do Rotary não deixassem acabar e deteriorar os monumentos espalhados pela cidade, muitos deles vítimas de maus tratos e abandono. Aqui, tenho a graça de ver essa preocupação em reformar e manter o local”, disse.


O subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba deu sua palavra, falando da importância em revitalizar os espaços públicos como esse, que é local de passagem de muitas pessoas pela proximidade com um ponto de ônibus, e agora com a chegada do Metrô.

A Praça Gióia Jr. recebeu reforma geral, com serviços de jardinagem e pintura do toten existente (marco rotário), construção de escada e ampliação da calçada junto ao ponto de ônibus.

Quem foi Gióia Jr.
Advogado e jornalista, Rafael Gióia Junior nasceu na cidade de Campinas, interior de São Paulo, no dia 9 de agosto de 1931, e começou sua carreira em 1945, em Mato Grosso, na P.R.I.7, Rádio Difusora de Campo Grande. Teve passagens pela TV Cultura e pela antológica Rádio Nacional, e se relacionou com grandes expoentes da Comunicação brasileira como, Walter Forster e Assis Chateaubriand. Na política, foi vereador nos anos 60, deputado estadual e federal, além de presidente da Assembléia Legislativa. Veio a falecer em 3 de março de 1996. Seu nome está em duas praças da cidade: Vila Prudente e Itaim Bibi.

Sobre os marcos rotários

Símbolos da presença do Rotary na vida da cidade, a criação de um Marco Rotário, além de representar uma obra de arte, deve trazer dentro de si um simbolismo maior. A inauguração de um marco rotário, segundo os rotarianos, torna evidente a imagem pública e a importância do papel dessa instituição perante a sociedade.