Subprefeitura lança ações verdes na região

Com o nome de Vila Prudente / Sapopemba SEMPRE VERDE, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba lançou oficialmente ontem (13) um projeto que prevê o plantio de mais de 4.000 mudas de árvores em toda a região, ação iniciada no final de março, a implantação do posto de entrega voluntária (PEV) de óleo de cozinha, instalado na entrada principal da Subprefeitura, e que já está recebendo a coleta de óleo, entre outras ações que prevêem a implantação de ciclofaixas na Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello em maio deste ano, e o Projeto Pedalando e Aprendendo.

Durante o lançamento do projeto e da instalação do PEV de óleo, foi ressaltada a importância de se colocar as questões ambientais à frente de qualquer atividade ligada à cidade. Para o secretário do Verde essa é uma questão vital para as pessoas. “Até um tempo atrás, tínhamos uma visão simplista de que os recursos ambientais eram infinitos. Hoje, sabemos que não. E por determinação do prefeito, queremos que a cidade de São Paulo dê o exemplo ao país de que entrou definitivamente no século 21, com uma visão voltada às questões ambientais. Por isso a orientação é que todas as secretarias e demais órgãos incorporem o meio ambiente nas suas agendas”, disse o secretário.

Para a ambientalista responsável pela Ecóleo, associação que agrega diversas ongs coletadoras de óleo, Célia Marcondes, o passo dado pela Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba é efetivo nesse sentido. “Começamos esse trabalho pequeno, em alguns condomínios, lá em Cerqueira César, e hoje registramos a adesão de mais de 1.000 condomínios fazendo a coleta do óleo usado. Recebemos solicitações de diversas partes do Brasil e até de outros países, tanto que estamos ajudando a implantação na Argentina e no Paraguai. Mas o mais importante disso tudo é a conscientização, através dessa sensibilização e do conhecimento de que óleo também pode ser reciclado e dá pra virar sabão e outros derivados, além do que, diminui os problemas de poluição das águas”, ressaltou Célia.

Segundo dados da Sabesp, apenas um litro do resíduo de óleo jogado nos rios é capaz de contaminar cerca de 20 mil litros de água que poderiam servir de abastecimento para a cidade.

“Por isso resolvemos ceder o espaço de nossa subprefeitura para a coleta de óleo porque assim, podemos ser os facilitadores desse processo de reciclagem”, disse o subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba.
Para marcar o lançamento do projeto, foram plantadas duas mudas de Jaboticabeira, numa das alamedas da Subprefeitura, depois da apresentação ocorrida no auditório da Subprefeitura, e que contou com a presença da comunidade, de autoridades, ambientalistas e dos servidores municipais.

Comissão de Meio Ambiente

Com edital publicado terça-feira (14) no Diário Oficial, pág, 66, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba já iniciou as inscrições para os candidatos que irão compor o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, e vão até dia 30/04. As eleições ocorrem no dia 24/05, no auditório da Subprefeitura, das 9h às 17h.  

Conheça o Projeto VILA PRUDENTE / SAPOPEMBA SEMPRE VERDE

Plantio de árvores:

Parceria da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Objetivo: melhorar os índices de cobertura vegetal da região

Meta: chegar a 8.000 árvores. Na primeira etapa, serão plantadas 4.000 mudas.

Como está: do final de março até a presente data, 1,200 mudas foram plantadas no Sapopemba, na Praça Prof. Hilário Franco, próximo ao Piscinão Oratório e à UBS / AMA do Jardim Elba. Também nos canteiros da Av. Arquiteto Vilanova Artigas.

PEV de óleo de cozinha:

São parceiros: Ecóleo / ONG Trevo

Objetivo: mobilizar a sociedade, a partir do exemplo dado pela Subprefeitura, enquanto órgão público, para a reciclagem desse resíduo altamente poluente.

Capacidade do container: 200 litros. O óleo pode vir acondicionado em frascos ou garrafas PET. Não há limite de entrega por pessoa.

A responsabilidade pela coleta e reposição do container de óleo é da ONG Trevo, responsável também por dar a destinação do resíduo coletado, que serve para a indústria de sabão e derivados, fabricantes de ração animal, tintas e vernizes, glicerina, e até para a produção de biodiesel. A Trevo faz o processo de limpeza, separação e entrega a matéria prima para as indústrias.

Uma curiosidade: juntas as seis entidades recolhem 1 milhão de litros de óleo por mês, mas isso representa menos que 5% do óleo que é descartado no meio ambiente. O objetivo, portanto, é o de atingir o maior número de pessoas possível e resgatar esse óleo indevidamente descartado.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Local: Av. do Oratório, 172.

Ciclofaixas:

São parceiros da Subprefeitura: SVMA e Emurb (Empresa Municipal de Urbanização)

Objetivo: estimular o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, criando para isso, faixas seguras em vias principais. No caso da Subprefeitura, a via escolhida foi a Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, por ser plana e permitir, pelos canteiros centrais, tal intervenção.

Como está: em fase de estudos para elaboração do projeto e posterior implantação. Previsão estimada de entrega do projeto: maio/2009.

Projeto Pedalando e Aprendendo:

São parceiros da Subprefeitura: FUSSESP - Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, coordenado por Monica Serra, e Senai Humberto Reis Costa.

Objetivo: dar capacitação a jovens do Ensino Médio estadual (acima de 16 anos), através de curso profissionalizante criado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), especificamente para o Pedalando e Aprendendo. O curso terá duração de 100 horas e após a conclusão, os alunos estarão aptos a montar e fazer manutenção de bicicletas, além de aprenderem conceitos básicos de mecânica, noções de cidadania, ética e empreendedorismo.Todos os alunos que concluírem o curso receberão certificado do Senai.

Em conversações finais, para ser implantado a partir de maio de 2009.