Vigilância Ambiental realiza ação preventiva de combate à Dengue na região

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, através de sua Supervisão de Vigilância Ambiental, realizou nesta semana, 1.500 em diversas áreas de Mascarenhas de Moraes, no Sapopemba, e foi constatado o seguinte:

- Três terrenos com acúmulo de lixo

- Uma casa abandonada

- Duas casas com problemas na caixa d´água

- Uma nascente de água corrente

- Uma residência com entulhos na lage sem escoamento

- Dois terrenos de invasão com poças com água e entulho

- Sete casas com prato nos vasos

- Dois terrenos baldios cheios de lixo

Todos os locais em que foi possível entrar, os agentes fizeram os procedimentos normais, prestando orientação ou dando as devidas notificações para os proprietários que estão com problemas em seus imóveis ou terrenos. Um destes casos é o de um terreno abandonado na Av. do Oratório x Rua Orlando Calixto, onde foram encontrados vários criadouros e larvas. Como a outra parte se encontrava fechada e é particular, foi solicitado à Fiscalização da Subprefeitura que localize o mais rápido possível o proprietário, o que já foi feito. Este compareceu à Subprefeitura, foi notificado, e  orientado a rapidamente tomar providências quanto às condições de limpeza do terreno.

UBS da Praça Centenário

Como forma de esclarecer a respeito de problemas de poças de água na área da UBS e de possível criadouro de Dengue, a Supervisão Técnica de Saúde de Vila Prudente / Sapopemba informa o seguinte:

 “Informamos que a base da SUVIS - Ambiental localiza-se no prédio anexo da UBS Vila Prudente. Lá, portanto, são realizadas inspeções semanais de rotina nas lajes e jardins com todos os critérios técnicos pertinentes.

Abaixo relatamos passo a passo as medidas tomadas:

1.   Controle mecânico: remoção de latas, copos, plásticos e garrafas encontrados, limpeza semanal de calhas.

2.   Controle químico: aplicação de larvicida a cada 6 dias, uma vez que o ciclo biológico do Aedes aegypti é de 10 a 12 dias, evitando assim a possibilidade de proliferação do mosquito.

Esclarecemos que este imóvel é considerado um I.E. (imóvel especial) e por lei é vistoriado.

Possuímos relatório das ações realizadas que disponibilizamos para comprovar os fatos”.

Segundo informações dos técnicos de SUVIS, mesmo havendo as poças d´água, formadas por problemas estruturais, já reportados à Secretaria Municipal de Saúde, há um monitoramento constante até que o problema seja resolvido.

Nesta semana, foi feita limpeza de bocas de lobo da área da Praça Centenário para esta semana.