Festa de 67 anos do Parque São Lucas encerra com grande público

Show de Encerramento agitou o domingo

A Avenida São Lucas, próximo à Praça 21 de Março, ficou pequena para o público que veio conferir de perto as atrações musicais que encerraram os festejos de aniversário do bairro do Parque São Lucas, instituído em maio de 1995, pela Lei 11.758, na noite do domingo (30), e nem mesmo a temperatura alta serviu para diminuir a euforia dos foliões que sambaram ao som dos enredos defendidos em outros anos pela Unidos do São Lucas, tradicional escola do bairro que fechou os festejos com a presença de sua bateria, passistas e membros da escola.


O público estimado girou em torno de 3.000 a 4.000 pessoas. Pela manhã do domingo, foi possível acompanhar uma série de eventos esportivos em clubes da região, como o Três Alianças e o CDC São Lucas. A partir das 11 horas, o show de aniversário comandado por diversos artistas como Zé Lau e JB Júnior, da Rádio ABC de Santo André e Rádio Terra FM, e Roberto Pequeno e seus Blue Stars, além de uma performance do cantor Moreira como o rei Roberto Carlos. A partir das 13h, a Transcontinental comandou a festa animada trazendo os grupos de pagode É D+, Nuwance, Art Popular, Katinguelê e Nem te Conto. O público aumentou consideravelmente durante à tarde, chegando à estimativa de 4.000 pessoas por parte da Polícia Militar.


No sábado (29), a Clínica Dom Bosco promoveu na Praça 21 de Março uma ação cidadania, com testes de glicemia e medição de pressão arterial, e realizou 150 atendimentos.


No final de semana anterior (23), ocorreu a missa especial de aniversário na São Felipe Néri, igreja que é um dos marcos do distrito e do bairro de mesmo nome, com a presença de moradores que vieram ouvir o Padre Norival, que proferiu a celebração naquele dia.


O subprefeito Wilson Pedroso esteve presente em todos os dias dos festejos e ficou satisfeito com o resultado: "a subprefeitura dá total apoio a essas manifestações da comunidade, porque entendemos que festejar é uma forma de aproximação entre as pessoas e um resgate da auto-estima. Dessa forma, as pessoas passam a cuidar melhor do seu pedacinho e a cidade vai melhorando cada vez mais", diz.


Outros pontos do bairro contaram com programação especial. Durante a manhã, o CDC São Lucas, o mais antigo do bairro, recebeu um pequeno campeonato de Bocha entre seus associados. O CDC teve uma campanha vitoriosa na última edição dos Jogos da Cidade na categoria. O CDC Três Alianças recebeu um festival de futebol de campo.


Quem mora no bairro percebeu uma nítida evolução no comércio e na estrutura nos últimos anos: "Moro no bairro há 40 anos, antigamente aqui era só mato. Hoje temos um comércio forte e boas vias de acesso. Não troco o São Lucas hoje por nenhum lugar do mundo", diz José Abílio, de 64 anos.


Um pouco de história

Francisco Fett, pioneiro a desbravar a área onde hoje é o Parque São Lucas, deixou a Alemanha e veio para o Brasil em 1.893, quando comprou uma gleba de terras, chamada na época de Parque Santa Maria.


Em 1944 a família Fett vendeu 390 lotes de suas terras para a família De Lucca, que promoveu um lançamento imobiliário no local, que passou a ser chamado de Parque São Lucas.


O dia do bairro Parque São Lucas foi instituído na cidade em 1995, e, atualmente, o bairro tem uma área de 9,9 milhões de metros quadrados, com uma população superior a 152 mil habitantes.