Operação Cata-Bagulho volta a passar pelo PARQUE SÃO LUCAS

Atenção: os caminhões passam recolhendo material entre às 9h e às 14h

 

No próximo sábado (14/05), acontece mais uma operação Cata-Bagulho na região do Parque São Lucas, em trechos da Vila Ivone e Vila Darli. Na última operação (dia 30/04), o caminhão do cata-bagulho passou pela Vila Alpina, na região de Vila Prudente, e recolheu 22 toneladas de material inservível.

Ao todo, já foram realizadas 10 operações que, juntas, recolheram mais de 600 toneladas nos três distritos da região.

As equipes passarão pelas ruas do distrito das 9h às 14h, recolhendo materiais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, madeiras, pneus e utensílios domésticos. Os moradores devem descartar o material a ser recolhido a partir das 7h da manhã até às 9h.

 

O percurso será feito dentro do seguinte perímetro: início na Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, direita na Rua Domingos Afonso, esquerda na Av. Vila Ema, esquerda na Rua Gomes, direita na Av. Luiz Ferreira da Silva, continua na Av. Sapopemba, direita na Rua Herwis até a Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

 

Serão beneficiadas 70 vias, numa área de 0,7 km², com 3.000 residências e uma população beneficiada de 15.000 habitantes.

 

Importante ressaltar que há casos em que a operação retorna aos locais programados, se a quantidade de entulho ultrapassar a capacidade de recolhimento. Segundo o supervisor técnico de Varrição e Limpeza da Subprefeitura, apesar da divulgação em todas as residências que serão contempladas naquele dia mostrar que o caminhão irá passar até as 14 horas, muias vezes as pessoas descartam os inservíveis depois da passagem do caminhão, o que dá a impressão de que o serviço não foi realizado.

 

O objetivo dessas operações é o de recolher materiais inservíveis em geral. Restos de obra não são recolhidos, nem lixos domésticos e hospitalares, ou de jardinagem (resíduos de poda). Para isso, existem os ecopontos na região, que são pontos de entrega voluntária de pequenas quantidades de até 1 m³ de entulho, que corresponde a uma caixa d' água de mil litros ou 25% de uma caçamba.

 

 

Caso a pessoa queira se desfazer de algum móvel, mas sua rua não tenha sido contemplada na última ação, ela pode se dirigir a qualquer um dos 36 ecopontos da Capital.

 

 

A próxima operação está prevista para o dia 21/05, quando retorna ao Sapopemba, e irá passar por trechos da Vila Primavera e Jardim Colorado.

 

 

Vistoria nos ecopontos

Neste mês, além do recolhimento diário e semanal, foi realizado um mutirão nos ecopontos da região, em especial no da Rua da Prece, em Vila Prudente, e no Parque São Lucas, na Rua Florêncio Sanchez, que tiveram limpeza manual e mecanizada, serviços acompanhados pelo subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba, Roberto Alves dos Santos. “Essa é uma forma organizada de darmos uma destinação provisória ao entulho e outros inservíveis, como sofás e móveis, normalmentes jogado pela população nas vias públicas. Além das operações cata-bagulho, intensificamos, desde o início do ano, e após o término das chuvas fortes, os serviços de limpeza, o que acabou gerando uma quantidade maior de detritos nos ecopontos. Agora a situação está se normalizando, mas precisamos da colaboração dos moradores, pois todos saem ganhando com esse esforço somado entre o poder público e a sociedade”, comenta o subprefeito.

 

 

 

PONTO DE ENCONTRO

 

Rua Pinto da Luz Esquina com a Rua Gomes

 

 

 

Endereço dos ecopontos de Vila Prudente / Sapopemba:

 

 

-Ecoponto Anhaia Mello – R. da Prece, 296 – esquina com a Anhaia Mello

 

-Ecoponto São Lucas – R. Florêncio Sanches, 307

 

-Ecoponto Sapopemba – R. Francesco Usper, 550

 

-Ecoponto Vila Cardoso Franco – R. dos Vorás, 25 (próximo ao Piscinão Oratório)

 

 

O horário de funcionamento dos quatro ecopontos é de 2ª. a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 14h.