Construção da estação Vila Prudente da extensão da Linha 2 - Verde do Metrô é iniciada

Estação de monotrilho, suspensa, será interligada à atual estação Vila Prudente de metrô convencional. Primeiro trecho ficará pronto em 2013

 

Dois eventos importantes relacionados às obras de implantação do Monotrilho aconteceram na região: dia 02/08, o Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente recebeu o presidente do Metrô, Sergio Henrique Passos Avelleda que, com muita propriedade, falou sobre o prolongamento da Linha 2 – Verde Vila Prudente / Cidade Tiradentes, que nada mais é do que o antigo projeto do extinto Fura-Fila que na gestão atual, passou a se chamar Expresso Tiradentes, e que agora chega com o know-how do Metrô, numa parceria inédita com a Prefeitura de São Paulo.


Para Avelleda, é importante ver a preocupação dos moradores em se inteirarem dessa nova modalidade de transporte público que, em suas palavras, “chega com muita qualidade”, aproveitando para enumerar as vantagens do Monotrilho:


-mesma qualidade de serviço do Metrô convencional;
-segurança operacional;
-baixa emissão de poluentes e de emissão de ruídos;
-excelente desempenho operacional;
-confiabilidade e regularidade;
-não ocupa o leito viário;
-número menor de desapropriações;
-não cria barreiras físicas.

E fez questão, ainda, de ressaltar que o sistema que vem chegando, não é um novo minhocão, por ser mais alto e com pouquíssima área de projeção de sombra, além da já citada baixa emissão de ruídos, o contrário do que acontece hoje com o Minhocão. E deu, ainda, notícias muito importantes: os primeiros vagões já estão chegando, com tecnologia canadense da fabricante Bombardier, empresa que participa do consórcio responsável pelas obras do Monotrilho, e que os demais 55 trens serão fabricados em uma fábrica especialmente montada em Ortolândia, no interior de São Paulo, o que irá gerar 1.200 empregos diretos e aquecer a indústria nacional. Além disso, a outra boa notícia é quanto aos prazos: o trecho inicial de 2,9 km, da V. Prudente à Oratório, chega no 2o. semestre de 2013. Os demais trechos têm a seguinte projeção:


-Oratório / São Mateus – 10,1 km (2o. semestre de 2014);
-São Mateus / Hospital Cidade Tiradentes – 11,5 km (entre 2015 e2016) .

 

O outro evento ocorreu no dia 05/08, no canteiro de obras da partida inicial do Monotrilho, ao lado da Estação Vila Prudente do Metrô. Lá, foi realizada uma operação de içamento da primeira viga da futura Estação Vila Prudente da Linha 2 Verde / Monotrilho do Metrô de São Paulo.


Com a presença do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, foi feito o içamento, por dois guindastes, da primeira viga de concreto armado que fará o suporte da plataforma da estação suspensa Vila Prudente-São Mateus-Cidade Tiradentes. A primeira viga de concreto, de uma série de oito, que irá estruturar a plataforma da estação, mede 27 m de comprimento, 2,50m de altura e 1,10m de largura, com peso aproximado de 80 toneladas.

 

O Monotrilho

O Monotrilho, ou Metrô Leve é uma tecnologia pioneira no Brasil. Construído em elevado, evitará muitas desapropriações, tornando a implantação do projeto mais rápida e econômica. Além disso, por estar inserido no eixo das avenidas, não provocará interferência no sistema viário. O Metrô Leve é amigável ao meio ambiente, pois não emite gases e tem baixo nível de ruído.

Neste sistema de transporte, a composição funciona com tração elétrica e corre sobre pneus em uma viga, circulando em via elevada entre 12 e 15 metros de altura, dependendo do trecho.