Pré-Conferência da Juventude de Vila Prudente teve participação efetiva dos alunos da região

O evento é preparatório para a Conferência Nacional

 

A contar pelos rostinhos da alunada presente à reunião preparatória para a segunda edição da Conferência Municipal da Juventude, que ocorreu no dia 1 de setembro no auditório da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, deu para perceber que nem sempre os jovens estão desligados da realidade.

O coordenador da Juventude mostrou os eixos temáticos da Conferência

Como explicou o Coordenador da Juventude, essa é a primeira vez que os jovens de Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba se reúnem para discutir temas que serão levados à Conferência dia 17, na Universidade São Judas Tadeu, na Mooca, aonde serão escolhidos os delegados que irão participar da edição nacional, em Brasília, no mês de novembro.

Para o subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba, o jovem precisa se posicionar e tomar a frente em todas as discussões que irão pautar o destino da cidade e as melhorias na qualidade de vida dos cidadãos.

Segundo a organização do encontro em Vila Prudente, foram convidados alunos de 11 escolas da região, entre particulares, municipais e estaduais, com o objetivo de reunir jovens das mais variadas formações e realidades sócio-econômicas, para que participem das discussões e tragam suas idéias e opiniões, bem como sugestões sobre suas necessidades para o presente e o futuro do país. Além da apresentação de painéis temáticos e o debate de temas pelos alunos proponentes, foi apresentada uma palestra magna com uma personalidade do esporte nacional, o árbitro de Futebol Rodrigo Braghetto, que atua na Federação Paulista de Futebol desde 1996, e na Confederação Brasileira de Futebol, desde 1999. Com ampla experiência em ministrar aulas de Educação Física para crianças e jovens de 5 a 17 anos, o árbitro abordou o universo do Esporte, sua importância junto aos jovens, sob a ótica da arbitragem e da formação do indivíduo. O tema “Apto para o apito, em busca da excelência”, levou os jovens presentes a refletirem sobre seus papéis na sociedade, mas principalmente sobre objetivos e metas para atingir a excelência num carreira e em todos os setores de suas vidas, por conseqüência.

O árbitro de Futebol, Rodrigo Braghetto, falou da importância do Esporte junto aos jovens

 

A Pré-Conferência é uma realização do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), em parceria com a Subprefeitura, e acontece em diversos estados e municípios, com a formação das comissões que vão organizar e preparar os jovens para o encontro nacional, que será de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.

A 2ª Conferência Nacional de Juventude foi lançada oficialmente no dia 07de junho, no Palácio do Planalto, pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE).O tema deste ano, “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!”, visa alavancar entre os jovens o desenvolvimento do espírito cidadão e a efetivação de seus direitos.

Durante a Conferência Nacional, e depois de seu término, será possível conhecer quais são as políticas prioritárias do governo atual, assim como sugerir metas, prazos e como implementá-las com participação ativa da juventude. Portanto, a Secretaria Nacional de Juventude fará assegurar a transversalidade de políticas universais que atendam aos jovens de uma maneira integrada, desenvolvendo a capacidade de coordenar programas específicos inovadores.

O evento irá deliberar de maneira decisiva a necessidade de avançarmos nos marcos legais da juventude e, portanto, fazer avançar as leis que tramitam no Congresso, como o Plano Nacional de Juventude e o Estatuto da Juventude.

O objetivo é disparar uma discussão nos movimentos, organizações, redes e fóruns da nova geração para a construção de uma pauta unificada que ajude a consolidar um calendário de lutas para o próximo ano.

Saiba mais

Mais de 400 mil jovens participaram de um processo inovador, na 1ª Conferência Nacional da Juventude que se tornou referência para a democracia participativa brasileira. O tema da Conferência foi “Levante sua Bandeira”. Foi a oportunidade dos jovens apresentarem à sociedade seus anseios e demandas.

A proposta da 2ª Conferência Nacional de Juventude apresentado pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) busca defender aspectos positivos da 1ª Conferência, como as Conferências Livres e criar novos mecanismos que ampliem a participação com a organização de um sistema que permita a participação pela internet e as Conferências Territoriais, no âmbito dos Territórios da Cidadania, que permitirão maior participação dos jovens rurais, quilombolas, ribeirinhos e indígenas.