Vila Zelina comemora seus 84 anos com apresentação exclusiva do Ballet Bolshoi

Em clima de Leste Europeu, bairro festeja aniversário o mês todo

 

A Vila Zelina está completando seu 84º aniversário neste mês, e seus moradores, grande parte descendentes de imigrantes do Leste Europeu, contam este ano com uma programação especial de aniversário até o fim do mês, organizada pela Associação de Moradores do bairro de Vila Zelina (AMOVIZA), organizadora do evento, que envolve comunidades de imigrantes e entidades da região.

 

Com o apoio da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, o evento prevê sessões especiais de gravação de entrevistas em vídeo para compor o "Projeto de Memória Oral do Bairro de Vila Zelina", que se inicia hoje (24) e acontece também nos dias 26 e 28 próximos, no Colégio Marco Zero, das 19h às 22h, e a noite de gala com a Escola do Teatro Bolshoi, sob a regência do maestro e músico Alexei Lisounenko, apresentação do Ballet Bolshoi, e acompanhamento da soprano Mônica Nogueira e do violonista Filipe Taveira. O encerramento, apoteótico, acontece no dia 30, com show compacto do Ballet, apresentações artísticas e grupos folclóricos, além de Praça de Alimentação e Artesanato da Comunidade de Imigrantes do Leste Europeu, na Rua Tobaiaras.

 

 

 

No final de semana passado (22), como parte dos festejos oficiais de aniversário da Vila Zelina, a Igreja Batista Boas Novas realizou mais uma edição do "Dia da Comunidade", com diversos serviços e atividades para os moradores da região, como aferição de pressão, massagem, doação e troca de livros e doação e adoção de cães e gatos.


O evento teve início com uma solenidade de homenagem às lideranças e empresários da região. O subprefeito de Vila Prudente / Sapopembafoi um dos homenageados e discursou sobre a importância do bairro de Vila Zelina e sobre o trabalho que os moradores da região realizam para a preservação da memória do local, onde muitos imigrantes vindos do Leste Europeu e seus descendentes moram.

 

Depois da cerimônia, que contou com um café da manhã oferecido pela direção da Boas Novas, foi realizado um plantio de 20 árvores nas ruas das Heras, Mimosas e Giestas, espécies retiradas do terreno da antiga fábrica da Linhas Corrente, do trecho destinado à construção do pátio de manobras do Monotrilho na região e replantadas também pela companhia metropolitana no bairro.
Esta ação foi uma parceria da Companhia do Metropolitano - Metrô, com a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba.

 

 

No próximo fim de semana (dias 29 e 30), uma série de atividades e atrações dão continuidade aos festejos de aniversário. No dia 29, acontecem atividades no Parque Ecológico de Vila Prudente Lidya Natalizio Diogo, com a coordenação do Colégio Marco Zero. Das 9h às 11h da manhã, serão realizadas atividades de exercícios físicos e caminhada, além de apresentação de dança dos alunos do colégio, com instrumentos confeccionados com sucatas. Também será possível, nesse dia, fazer teste de glicemia e exame de sangue gratuito, numa parceria com a ONG Cedo. Acontece, ainda, a entrega de uma flauta doce e aula básica de como tocar o instrumento.

Segundo um dos responsáveis pela Amoviza, Victor Gers, a Vila Zelina continua em seu processo de tematizacão para caracterizar a região como bairro do Leste Europeu de São Paulo.

"Temos como objetivo incluir a Vila Zelina no roteiro turístico / cultural da cidade de São Paulo que, a exemplo dos demais bairros estilizados como o da Liberdade, em São Paulo, e de Abernésia, em Campos do Jordão, por exemplo, realizaria periodicamente eventos para divulgação da culinária, artesanato, folclore, costumes e cultura dos países do Leste Europeu, o que ajuda a divulgar o bairro em âmbito nacional e internacional, e de forma positiva", comenta Victor.

Participam desse trabalho de tematização as comunidades estoniana, búlgara, croata, húngara, leta, lituana, polonesa, russa, eslovena, tcheca e ucraniana, e o objetivo, segundo os organizadores, é instalar um centro cultural com biblioteca, acervo histórico, projeção de filmes e vídeos, cursos de idiomas, workshops, execução de palestras, entre outros equipamentos que irão constituir o maior acervo desse grupo de imigrantes existente no Brasil.

 

Confira os eventos que encerram as festividades de aniversário:

 

24 , 26, 28 DE OUTUBRO DE 2011 - das 19h às 22h

Sessões de Gravação de Entrevista em Vídeo do "Projeto de Memória Oral do Bairro de Vila Zelina"

Local: Colégio Marco Zero - Av. Zelina , 333

 

25 DE OUTUBRO DE 2011 - Terça-Feira - 19h30 - Aberto ao Público

Palestra: "Aprendendo Inteligência" - Prof. Pierluigi Piazzi

Local: Colégio Marco Zero - Av. Zelina, 333.

 

27 DE OUTUBRO DE 2011 - Quinta-Feira - 19h30 - Aberto ao Público

Palestra: "Qualidade de Vida & Educação Financeira" - Edward Cláudio Júnior

Local: Igreja Batista Boas Novas - Rua Marechal Mallet, 611 (esquina com Rua Manaias)

 

29 DE OUTUBRO DE 2011 - Sábado - das 9 às 11h - aberto ao público

Atividades físicas, Culturais e sorteios de brindes

Local: Parque Ecológico de Vila Prudente - R. João Pedro Lécor

- 19h - Noite de Gala com o Ballet Bolshoi da Escola Bolshoi do Brasil, seguido de evento solene e homenagem às personalidades do bairro. Regência: maestro e músico Alexei Lisounenko, com a soprano lírica Monica Nogueira e o violinista Filipe Taveira.
Local: Ginásio Poliesportivo do Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo - Entrada pela Rua Frei Antônio de Guadalupe. Entrada somente com convite*

*Aquisição do convite individual mediante a entrega de 1 kg de leite em pó e 1 brinquedo novo nos pontos de troca dos comerciantes da Vila Zelina localizados no Colégio São Miguel Arcanjo, Revistaria Rosa Mística ou Bazar e Papelaria Helena.

30 de outubro de 2011 - Domingo - das 10 às 21h - aberto ao público

Show compacto do Ballet Bolshoi da Escola Bolshoi do Brasil, bandas de música, artistas, shows de danças folclóricas, corais e Praça de Alimentação e Artesanato das Comunidades de Imigrantes do Leste Europeu, convidados e da Vila Zelina. Local: Rua Tobaiaras.

 

 

 

ACESSE O CARTAZ DE DIVULGAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA VILA ZELINA