Vila Prudente é a primeira a receber oficina pública do SP 2040

Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba foi a primeira das 31 subprefeituras a receber a oficina regional

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba foi a primeira das 31 subprefeituras a receber a oficina regional SP 2040 - A Cidade Que Queremos, palestra promovida em parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano / SEMPLA, e a FUSP, Fundação de Apoio à USP. O economista e pesquisador da Fundação, Carlos Honorato, foi quem deu a palestra inicial e apontou o objetivo dessas oficinas: elaborar, junto com os protagonistas da cidade (moradores, lideranças...) um plano a longo prazo (30 anos), que irá orientar as escolhas de políticas e projetos que serão realizados na cidade nas próximas décadas, a exemplo do que já acontece em grandes centros urbanos como Nova York, Paris e Londres.

Na dinâmica, após a palestra introdutória, os presentes são divididos em grupos de trabalho que elaboram ações dentro de cada tema: aproximar a moradia e o emprego; recuperar a qualidade ambiental; prover infraestrutura urbana adequada; promover a inclusão social; promover a produtividade e a competitividade, e ampliar a capacidade de investimento na cidade.

Estes temas integram um questionário de consulta pública, disponível na página do SP 2040.

A programação se estende para as demais subprefeituras e é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, com a colaboração de especialistas da USP e dos cidadãos.

Mais informações:http://sp2040.net.br/

Para entender melhor – Lançada no último dia 6/10, a consulta pública sobre “A Cidade que Queremos” é o tema central do projeto SP 2040, que pretende atrair, pela internet, a participação dos moradores na definição de prioridades e escolhas que a cidade terá de fazer para se tornar a metrópole idealizada por todos. Iniciativa da Prefeitura de São Paulo, o projeto, a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), tem valor estratégico.

As perguntas, de múltipla escolha, abordam temas importantes do cotidiano da metrópole, caso das ações necessárias para aproximar moradia e emprego, recuperar a qualidade ambiental e promover a inclusão social, entre outras. Com acesso pelo site SP2040, o questionário estará disponível à consulta popular até o final de novembro.

Além da internet, a população poderá participar da consulta, ainda no final de outubro, respondendo ao questionário do projeto SP 2040 distribuído em tendas montadas em parques, estações de metrô, Centro Educacional Unificado (CEUs), terminais de transporte público e nas 31 subprefeituras da cidade.