Alunos de Teatro da Sub de Vila Prudente encerram aulas com apresentação de clássico grego adaptado e outros temas

Apresentações acontecerão nos dias 7 e 14 de dezembro

No próximo dia 7/12, a partir das 19h30, os alunos das aulas livres gratuitas de Teatro que acontecem na Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba estarão fazendo uma apresentação da peça “Teseu”, sobre o lendário herói que derrotou o monstro Minotauro. Dirigidos pelo professor de Teatro Carlos Alberto Rodrigues Vieira, o Cacá, os alunos têm entre 12 e 19 anos, e fazem parte do projeto Conexões, trazido por Cacá para trabalhar a questão da dramaturgia junto ao grupo livre que se formou na Subprefeitura, dentre os cursos gratuitos oferecidos pela Supervisão de Cultura. “O grupo é grande”, comenta Cacá, “por isso dividimos em dois, pois enquanto trabalho com essa faixa etária prevista no projeto Conexões – Teatro Jovem, a Angélica prepara a turma dos 20 aos 60. E é uma experiência rica e maravilhosa”, comenta.

Escrita por Cássio Pires, a peça “Teseu” conta a história de jovens que se conhecem em uma oficina de teatro e resolvem formar um grupo teatral, chamado “O Minotauro”. Os ensaios da peça acontecem em um auditório de teatro que fica no subsolo de um hotel abandonado. No desenrolar da história, ocorrem várias tramas: amor, discussões, encontros, desencontros e amizades. Segundo a sinopse da peça, o final é surpreendente e os internautas que interagiram com o dramaturgo para a construção do texto pelo site www.conexoes.org.br/temadotraidor estarão nos créditos da peça.

O Conexões – Projeto Teatro Jovem está inserido em um programa amplo e consagrado do National Theatre de Londres, o New Connections, que em 15 anos de atividade e mais de 100 peças montadas, busca manter o estímulo aos novos autores, por isso os textos inéditos, e a discussão destes com os estudantes, atores e diretores sobre a encenação e o diálogo aberto sobre as questões contemporâneas.

São realizadores do projeto, o British Council, o Colégio São Luiz, a Cultura Inglesa, a Escola Superior de Artes Célia Helena, e National Theatre de Londres.

Dos palcos para a cena em Vila Prudente

Outra colaboradora das aulas de Teatro na Subprefeitura é Angélica Arnaut, professora voluntária que dá aulas todas as quartas-feiras, das 19h30 às 21h, para alunos com faixa etária entre 20 e 60 anos.

Com carreira iniciada na década de 1970 no Teatro Escola Macunaíma, Angélica trabalhou com o Grupo Tapa, junto a André Garolli e Lola Tolentino, na década de 1980, e desde 2008 participa do grupo de teatro Os Excluídos.

O grupo da Subprefeitura que Angélica acompanha também irá fazer apresentação de finalização das aulas. Serão duas peças curtas no dia 14/12, às 20h, e o palco será o auditório Mário Covas, na própria Subprefeitura.

A primeira peça a ser encenada será “O poker das mulheres”, que trata da inversão de valores através de um grupo de amigas em uma partida interminável de poker, e que foi adaptada de um texto de Luís Fernando Veríssimo. Já a outra peça, “Hércules e a limpeza do reino”, é voltada ao público infantil, e tem como tema central conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente, de forma bem humorada. O texto dessa última peça foi escrito pelo marido de Angélica, Pedro Arnaut.

Serviço:

Apresentação final dos alunos do curso gratuito de Teatro da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba:

-O Teseu: 07/12/2011 – a partir das 20h

-O Poker das mulheres e Hércules e a limpeza do reino: 14/12/2011 – a partir das 20h

Local: Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba – Auditório Mário Covas – Av. do Oratório, 172.