Eventos de aniversário do Parque de Vila Prudente encerram com atividades físicas e atrações natalinas

Fim de semana de sol ajudou a embelezar os festejos

Uma atração especial de Natal com teatro de fantoches, coral e a chegada do Papai Noel em carro de bombeiro, encerrou no último fim de semana os eventos de aniversário do Parque Ecológico Lydia Natalízio Diogo. No sábado, o destaque ficou por conta das oficinas de Lian Gong e Tai Chi Chuan, durante a manhã.

No domingo, os festejos começaram cedo, com a apresentação do teatro de fantoches, que contou a história do nascimento do Natal. Em seguida, o coral Os Rouxinóis, do Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente, entrou em cena apresentando canções natalinas. O ponto culminante foi a tão esperada chegada do Papai Noel, representado pelo professor Cleber Alexandre Garofolo.

Foto: Luan Araújo

Sobre o Parque

O Parque Ecológico de Vila Prudente, administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, foi criado por lei em 5 de julho de 1996 e recebeu a denominação de Parque Profa. Lydia Natalízio Diogo por decreto em 27 de dezembro de 2004, o que lhe confere seis anos de atividade ininterrupta desde a abertura oficial. Sua área de 60.000 m2 é constituída por uma vegetação nativa e exótica e é utilizada especialmente para atividades de esporte e lazer.
Possui pista de caminhada e corrida, aparelhos de ginástica e playground.
Interessante ressaltar que a área utilizada hoje pelo parque era constituída de terrenos mais elevados da várzea do Córrego da Mooca, afluente do Rio Tamanduateí, e já cumpria sua vocação: um morro utilizado pelos moradores locais para lazer, que perdeu essa característica lúdica com o processo de desindustrialização que descaracterizou a região. A criação e instalação do Parque, portanto, na passagem do século XX para o XXI, retoma esse uso e a memória desse espaço.