Metrô explica sobre Manejo Arbóreo em Vila Prudente

Projeto paisagístico do monotrilho-leste prevê mais verde na região

Na noite do dia 14 de Dezembro de 2012, o Presidente do Metrô, juntamente com o Subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba, estiveram presentes na palestra sobre o Manejo Arbóreo na construção do Monotrilho-Leste, um dos itens mais cobrados pela população local, que quer participar mais abertamente do remanejamento arbóreo e paisagístico da região.
A mesa foi composta também pelo Diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos, Sr. Laércio Mauro Santoro Biazotti, e por vereadora da região. Representantes da Secretaria do Verde do município também estiveram acompanhando a palestra.

O início da palestra foi marcado pelo Hino Nacional e logo em seguida, a palavra foi concedida ao Subprefeito, que agradeceu a presença de todos e faz uma importante ressalva sobre a presença do Diretor Presidente do Metrô, e de toda a cúpula técnica da Companhia Metropolitana de São Paulo. Em seguida, foi a vez de o presidente do Metrô cumprimentar a todas as autoridades presentes, repórteres e líderes das comunidades, e aproveitou para ressaltar a parceria da Subprefeitura com o Metrô para a extensão da Linha 2-Verde.

A primeira parte da palestra foi conduzida pelo próprio presidente, que fez uma apresentação institucional sobre o Monotrilho-Leste, e atualizou algumas datas dos trechos a serem inaugurados a partir da Estação Vila Prudente do Metrô.
Ao todo, serão 17 estações, em 24 km de vias, que ligarão o bairro da Vila Prudente ao Hospital Cidade Tiradentes.
Sobre o manejo arbóreo, fez questão de reforçar que todo o processo será rigorosamente fiscalizado pela Prefeitura de São Paulo, que tem parceria com o Metrô, através da autorizações, os chamados termos de compensação ambiental (TCAs), que cumprem normas rígidas para sua emissão e posterior acompanhamento. Todo o processo de arborização, disse, será preservado e vistoriado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que também fará vistoria permanente no Pátio do Oratório, que será o estacionamento dos trens do Monotrilho.

Sobre esse tema, dois técnicos fizeram a explanação mais detalhada de como funciona o manejo, como será, e o que está previsto em termos paisagísticos, que prevê ciclovias e corredores verdes abaixo das vias, conectividade com áreas adjacentes ao monotrilho, controle de microclima, e construção de praças. Além disso, o bicicletário terá acesso ao monotrilho, e será feito o plantio de árvores nativas e frutíferas, que irão favorecer o aparecimento de avifauna silvestre.
Para os trechos I e II, o TCA – Termo de Compromisso Ambiental já está em andamento e o aumento na densidade arbórea até o término das obras do Monotrilho Leste, trará um aumento significativo no verde da região, em especial naquela área.