Subprefeitura lança comitê na região para Programa Cidade Amiga do Idoso

Objetivo principal é melhorar as condições da cidade para os idosos

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba é uma de 11 subprefeituras escolhidas para implantar o Programa Cidade Amiga do Idoso, que visa, entre outras coisas, tornar o envelhecimento ativo, dentro do escopo de que se as pessoas se mantiverem física e intelectualmente ativas, envolvidas socialmente e com saúde, poderão envelhecer bem e satisfeitas, na medida que terão mantidas, por mais tempo, a independência e a prevenção da incapacidade, segundo o Guia Global Cidade Amiga do Idoso, lançado em 2005.

Seguindo o cronograma de implantação, foi lançado o Comitê Gestor Local de Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba, no último dia 10, no auditório da Subprefeitura. A apresentação dos objetivos e dados do Programa ficou ao encargo do chefe de Gabinete, que na ocasião estava representando o subprefeito, presidente do Comitê.

Participaram os membros natos previstos na Portaria nº 09/SMSP/GAB/2012, publicada no Diário Oficial da cidade de 15/03/2012, que são os titulares da Coordenadoria de Projetos e Obras, da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, da Defesa Civil e da Assessoria de Comunicação Social, e que passam a integrar, automaticamente, o recém-lançado Comitê Gestor, juntamente com pessoas ligadas a entidades afins da região, que lidam diretamente com a questão dos idosos, e outras lideranças que possam multiplicar as ações desse programa.

Para o subprefeito, a importância de tal programa está no fato de que a população está envelhecendo rapidamente e, em áreas consideradas jovens, pela faixa etária, esse fenômeno tende a se instalar logo mais. “Por isso devemos estar prontos para atender as demandas em Saúde, Mobilidade Urbana, Educação, Transportes, e sobretudo nos aspectos da cidadania, pois de um lado precisamos cuidar do idoso através dessas ações, por outro, as pessoas em geral precisam entender como lidar com a pessoa idosa”, comentou o subprefeito. Presente à primeira reunião, a presidente da Associação do Idoso de Sapopemba Vida Nova, dona Rosa, deu um exemplo prático quando era ainda cuidadora: ao levar uma senhora para se consultar, esta queixava dor numa das pernas, ao que o médico respondeu tratar-se de problema de idade, logo interrompido pela acompanhante da idosa que lhe disse: “ela deve ter outro problema, se não doeriam as duas pernas”. E de fato, segundo relata dona Rosa, a senhora foi diagnosticada com trombose.



Idosos tiveram voz ativa na reunião (Fotos: Elizabeth Florido)

E são esses e outros tantos casos que permeiam o cotidiano de idosos e das pessoas em geral, que encontram agora nesse programa, uma ferramenta de discussões e de mudança comportamental.

Também foram convidados para participar e integrar o Comitê Gestor Local, associações de moradores dos três distritos, a Associação Comercial de São Paulo, Rotarys, clube de lojistas, representantes de igrejas, ongs em geral, e instituições educacionais como o Senai e o Senac, entre outros, e demais interessados que queiram fazer parte desse programa.

As próximas reuniões e oficinas de trabalho serão agendadas e avisadas com antecedência na mídia local.

O Programa Cidade Amiga do Idoso é uma iniciativa da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que coordena todas as ações nas subs envolvidas, através de seu Comitê Gestor Central, e tem como referência, o Guia Global Cidade Amiga do Idoso, elaborado em 2005 a partir do 18º Congresso de Geriatria e Gerontologia, ocorrido no Rio de Janeiro, e reconhecido pela a Organização Mundial de Saúde, ao propor um modelo de Cidade Amiga do Idoso, que hoje é adotado em mais de 33 cidades pelo mundo.

Próximas etapas

Para a implantação piloto nos três distritos, foram escolhidas áreas de grande fluxo de pessoas e que são essencialmente comerciais. Para cada distrito, o início do programa se dará nos seguintes locais:

-Largo de Vila Prudente – cujo raio de ação começa a partir da Praça Padre Damião;
-Largo do Jardim Grimaldi – a partir da Praça Torquato Plaza;
-Av. São Lucas – próximo à igreja São Felipe Néri.

Entre os objetivos gerais do programa, estão: tornar os espaços públicos mais amistosos aos idosos, nas áreas de abrangência das subprefeituras da cidade de São Paulo, através de ações de urbanização, educação e informação, urbanização e fiscalização, e criar condições para a inserção de São Paulo no rol das cidades consideradas amigáveis aos idosos, conforme os critérios do Guia Global: Cidade Amiga do idoso, dentro das competências das subprefeituras.

Para isso, será necessário, num primeiro momento, sensibilizar os proprietários de imóveis residenciais, comerciais e prestadores de serviços, no que diz respeito às condições de sociabilidade e hospitalidade dos passeios públicos, com vistas ao conforto dos idosos, inclusive com eventual recurso da mídia local (jornais de bairro). Paralelo a isso, desenvolver ações de educação para melhoria do atendimento aos idosos nas Subprefeituras, através de curso de capacitação, preliminarmente, para os servidores das Praças de Atendimento e, a seguir, para os demais funcionários das Coordenadorias e da Administração em geral. Também, estreitar e solidificar os canais de comunicação com os órgãos públicos e as instituições representativas locais, através da participação solidária e comunitária, como entes facilitadores no processo de implantação e execução do Programa.