Vila Zelina recebe feira temática

Países do leste europeu foram representados no evento

Foi realizado no último domingo (6), na Rua Monsenhor Pio Ragazinskas, a “Feira temática de artesanato especial de inverno e comidas típicas das comunidades do leste europeu na Vila Zelina”. A atração que teve início às 10 horas, e contou com cerca de 20 barracas trazendo o melhor dos produtos típicos do Leste Europeu (Bulgária, Lituânia, Hungria, Rússia, Ucrânia) e de artesãos da Vila Zelina. Entre os países que tiveram mais destaque durante o evento estão a Ucrânia, que contou com copos e xícaras feitas de vidros, a Lituânia que foi representada por peças de madeiras que envolviam imãs, caixinhas para guardar objetos, bonecos, porta-objetos e marguciai, uma espécie de ovos lituanos pintados na época da Páscoa, a Rússia que trazia salgados típicos da região como panquecas, pastéis, strudel de maça e chopp, e a Bulgária que tinha em sua barraca caixinhas de madeira envernizadas e porta-controle remoto.
 


Feira temática foi atração na Vila Zelina (Foto: Heitor Pires)

Segundo Janete Zizas, responsável pela barraca lituana na feira, o tempo gasto para que seus produtos artesanais sejam feitos varia de algumas horas no dia até três para dar todo o acabamento nas peças. Para ela, o mais difícil de se fazer é a pintura do ovo lituano, tudo por causa do tamanho do objeto exigir muito trabalho e precisão para atingir o resultado esperado, além do cuidado para não quebrar a “peça”, que é um ovo natural.
 


Artesã gasta horas e até dias para produzir peças (Foto: Heitor Pires)

Já para Carlos Leitão, o importante era produzir peças que chamassem a atenção não somente das mulheres, mas também da ala masculina. Por isso, sua barraca continha produtos para ambos os sexos e para várias idades, dentre eles, jóias, porta-retratos, porta-chaves e brinquedos infantis.


Claudio Leitão resolveu atingir diferentes públicos com seus produtos
 (Foto: Heitor Pires)

Além disso, as demais barracas traziam doces como pão de mel e cupcake, tricot e crochê, marinados (sardinhas e arenque), camisetas, tiaras, bolsas de pano, carteiras de origami feitas à mão etc. Vale lembrar que nem todos os responsáveis pelas barracas eram europeus de nascimento, mas sim pertencentes à comunidade brasileira que admiram a cultura ou possuem filiação do continente. Durante a feira ainda, o pianista e maestro Alexei Lisounenko fez sua apresentação para o público presente.


Variedades de doces e salgados foram vendidos durante a feira
(Foto: Heitor Pires)


Pianista Alexei Lisounenko durante sua apresentação
(Foto: Divulgação Amoviza)

O evento é uma promoção da Associação dos Moradores do Bairro de Vila Zelina – Amoviza, que busca incluir a Vila Zelina no roteiro turístico / cultural da cidade de São Paulo, a exemplo dos demais bairros estilizados como o da Liberdade, também em São Paulo, e em Abernésia, em Campos do Jordão, por exemplo, que realizam periodicamente eventos para divulgação da culinária, artesanato, folclore, costumes e cultura dos países do Leste Europeu, divulgando assim, o bairro em âmbito nacional e internacional.
Mais informações sobre a Vila Zelina e o trabalho da Associação pelo site: http://www.amoviza.org.br/.

Apoiaram o evento, a CET e a Guarda Civil Metropolitana (GCM). A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba apóia todas as iniciativas dos moradores e comerciantes quanto à tematização de Vila Zelina e seus festejos.

Confira a seguir a programação para as próximas feiras temáticas do leste europeu:
1 de Julho - Feira especial de inverno
30 de Setembro - Feira especial de dia das crianças
21 de Outubro - Festa do 85º aniversário de fundação de Vila Zelina
9 de Dezembro - Feira temática natalina.